ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO SOBRE SABERES E PRÁTICAS AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Ademar Vieira dos Santos
  • Evandro Ghedin

DOI:

https://doi.org/10.17271/198432401120087

Resumo

Pesquisa com o objetivo de entender a concepção que os professores em formação do Curso Normal Superior do projeto PROFORMAR (programa de formação de professores) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) possuíam sobre meio ambiente, as problemáticas ambientais da atualidade e as suas práticas pedagógicas nas escolas públicas. A pesquisa se deu em duas etapas: antes e após o término do módulo de “Educação Ambiental”. Com o propósito de entender se os conhecimentos e as novas práticas pedagógicas que os professores adquiririam, possibilitam aos seus aprendizes, construir meios para superar de forma racional as problemáticas ambientais que mais lhes incomodam. A pesquisa desenvolveu-se com a participação de trezentos professores, que responderam questionários com questões abertas e fechadas. Como resultado, foi possível observar que antes do módulo, aqueles docentes concebiam o meio ambiente como sendo uma questão exclusivamente ecológica. Possuíam uma representação antropocêntrica. Após o módulo, cinqüenta por cento dos docentes dizem ver o meio ambiente como sendo uma questão também socioambiental. Antes do módulo, setenta por cento disseram construir conteúdos a partir do cotidiano dos estudantes. Após o módulo, eles dizem ter descoberto muitas outras referências para trabalhar a questão ambiental. Na medida em que se procurou entender as representações e as práticas pedagógicas dos professores em formação, criou-se a possibilidade de construção de soluções para muitas das problemáticas ambientais, e a possibilidade de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para outras pesquisas no campo da educação ambiental.

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Publicado

2011-03-06

Como Citar

dos Santos, A. V., & Ghedin, E. (2011). ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO SOBRE SABERES E PRÁTICAS AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Científica ANAP Brasil, 1(1). https://doi.org/10.17271/198432401120087

Edição

Seção

Artigos