Transposição didática: uma análise do conhecimento de adolescentes do ensino médio sobre sexualidade e contraceptivos
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240122620192232Abstract
Estudos anteriores apontam lacunas no conhecimento dos adolescentes sobre fertilidade e contracepção, além de apontarem a importância do diálogo. Pois, quando os jovens são instruídos e têm acesso aos pais ou educadores, para discutir esses assuntos, eles apresentam menor comportamento de risco. Tais aspectos justificam o desenvolvimento deste estudo, que teve por objetivo verificar o conhecimento de adolescentes do Ensino Médio, de uma Escola Estadual da Zona Norte do Município de São Paulo/SP, sobre sexualidade e métodos contraceptivos, por meio da técnica de transposição didática. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades desenvolvidas em três etapas, durante os horários destinados às aulas de Biologia. A análise dos resultados demonstra que a transposição didática é uma técnica eficiente nos processos de ensino e aprendizagem. Pois, ao longo da realização da apresentação e posterior compilação dos resultados obtidos ficou claro que os alunos estão absorvendo toda informação transmitida a eles. Além disso, fica claro o quão importante é o diálogo entre as famílias e promoção de atividades abertas a discussão desse tema, que ainda é um TABU, mas que precisa ser discutido. PALAVRAS-CHAVE: Transposição Didática; Sexualidade; Gravidez na Adolescência; Contracepção.Downloads
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Published
2019-12-01
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Section
Artigos
How to Cite
GARCÊS, Andreza Cristina Teixeira; RÉGIS, Milena de Moura. Transposição didática: uma análise do conhecimento de adolescentes do ensino médio sobre sexualidade e contraceptivos. Revista Científica ANAP Brasil, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 26, 2019. DOI: 10.17271/19843240122620192232. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/2232. Acesso em: 27 dec. 2025.








