Conforto ambiental sob membranas têxteis para coberturas tensionadas na região da Amazônia Legal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860461520192033

Palavras-chave:

Conforto ambiental, Membrana têxtil, Cobertura tensionada, Amazônia Legal.

Resumo

As coberturas tensionadas são confeccionadas com algum tipo de membrana têxtil e muitas vezes, estão apresentando desconforto ambiental para os usuários desta região em relação a outras regiões do Brasil e do mundo. Perante tantas opções de membrana têxtil é imprescindível investigar que parâmetro do material têxtil o define como adequado para se utilizar em projetos para região da Amazônia Legal. Este trabalho demostra a análise de vários materiais têxteis utilizados em coberturas tensionadas através de software, simulando em várias cidades que representam uma zona mesoclimática da Amazônia Legal e indicando os índices de membranas que se comportam adequadamente quando se trata de conforto ambiental para os usuários, dentre estes o índice de neutralidade apontou o parâmetro de reflexão como sendo o destaque para oferecer conforto ambiental, e o parâmetro de absorção como o de menor conforto ambiental para a região da Amazônia Legal . O estudo apresentou dois tipos de membrana têxtil com melhores condições de conforto térmico, a identificada como n° 18 e 21 , foram as com maior índice de reflexão. Também apontou as duas menos adequada, as com maior índice de absorção, as de nº 5 e 14. Logo, existe a possibilidade de melhorias em termos de conforto ambiental, pela escolha correta do material a ser aplicado nas coberturas tensionadas, mesmo sabendo que há pluralidade de mesoclimas na região da Amazônia Legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Emiko Chiba Queiroz, Universidade Federal do Pará

Arquiteta e Urbanista, especialista em Gestão Ambiental. Mestranda em Processos Construtivos e Saneamento Urbano. Servidora pública de Ifes em cargo técnico e professora universitária de Instituição Privada de nível superior.

Downloads

Publicado

30.07.2019

Como Citar

Chiba Queiroz, A. E., & Macêdo, A. N. (2019). Conforto ambiental sob membranas têxteis para coberturas tensionadas na região da Amazônia Legal. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 7(15). https://doi.org/10.17271/2317860461520192033

Edição

Seção

Artigos