Construindo uma ferramenta de gestão da conservação da natureza: os valores patrimoniais da Unidade de Conservação da Natureza do Curado, Recife (PE)
DOI:
https://doi.org/10.17271/2317860471620192211Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir e apresentar os resultados obtidos na disciplina Tópicos Especiais em Estudos Socioeconômicos e Sociais 3A - Unidades de Conservação, desenvolvida no âmbito do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, a qual teve como objeto de análisea Unidade de Conservação da Natureza do Curado e Jardim Botânico do Recife. A disciplina se propôs a investigaro conhecimento dessa Unidade Protegida a partir da caracterização dos seus atributos, a identificação dos valores patrimoniais que lhe são conferidos e a identificação dos atores de gestão do bem enquanto patrimônio. A análise foi feita a partir de dados levantados em documentos técnicos oficiais, instrumentos legais ou normativos, bem como observação in locu, mediante visita de campo. Como resultados, obtiveram-se a identificação de valores naturais e culturais relativos à biodiversidade, geodiversidade, ecossistema e às dimensões socioculturais, além dos valores estéticos e polisensoriais associados à paisagem. Tais valores, enquanto resultados, foram apontados como base para diretrizes operacionais do processo de gestão patrimonial, que envolvam entes públicos, privados e a comunidade como um todo, envolvida com a questão da proteção e salvaguarda do bem analisado. PALAVRAS-CHAVE: Conservação da Natureza. Valores Patrimoniais. Jardim Botânico do Recife.Downloads
Downloads
Publicado
01.12.2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Como Citar
SILVA, Jônatas Souza Medeiros da; FERREIRA, Pedro Henrique Valença; BEZERRA, Onilda Gomes. Construindo uma ferramenta de gestão da conservação da natureza: os valores patrimoniais da Unidade de Conservação da Natureza do Curado, Recife (PE). Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 7, n. 16, 2019. DOI: 10.17271/2317860471620192211. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/2211. Acesso em: 8 abr. 2025.