O terrário e a música como recursos pedagógicos para o ensino da ecologia dos microrganismos no solo: análise de uma atividade na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.17271/2317860471620192212Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma aula cujo o tema foi “Ecologia dos Microrganismos no solo”, construída a partir da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Lavras – MG, UFLA, buscando entender a importância da construção desses conhecimentos com um viés crítico, abordando as questões socioambientais para que os educandos compreendam de forma holística a realidade na qual estão inseridos e, para além disso, discute a relevância da disciplina na formação inicial de professores. A prática desenvolvida foi construída de modo que superasse o modelo tradicional de ensino e foi ministrada aos outros discentes da disciplina. Como recursos pedagógicos foram utilizados um terrário e uma música. Ao final da prática foi pedido aos licenciandos que fizessem uma avaliação da aula apresentada. Essas avaliações foram utilizadas para a análise do presente trabalho, que utilizou como método de análise a categorização, derivado do método de análise de conteúdo. A partir da análise do trabalho é possível observar que, a partir dos recursos pedagógicos, houve a construção de conhecimento e ampliação da visão de mundo e, por conseguinte, maior compreensão da realidade. Também, os resultados do trabalho revelam a importância da disciplina no auxílio à formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências. Microrganismos no solo. Formação docente.Downloads
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Publicado
01.12.2019
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
O terrário e a música como recursos pedagógicos para o ensino da ecologia dos microrganismos no solo: análise de uma atividade na formação inicial de professores. (2019). Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 7(16). https://doi.org/10.17271/2317860471620192212