O terrário e a música como recursos pedagógicos para o ensino da ecologia dos microrganismos no solo: análise de uma atividade na formação inicial de professores

Autores

  • Fabio Eduardo dos Santos
  • Tamyres de Fátima dos Santos
  • Augusto Antonio de Paula
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860471620192212

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma aula cujo o tema foi “Ecologia dos Microrganismos no solo”, construída a partir da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Lavras – MG, UFLA, buscando entender a importância da construção desses conhecimentos com um viés crítico, abordando as questões socioambientais para que os educandos compreendam de forma holística a realidade na qual estão inseridos e, para além disso, discute a relevância da disciplina na formação inicial de professores. A prática desenvolvida foi construída de modo que superasse o modelo tradicional de ensino e foi ministrada aos outros discentes da disciplina. Como recursos pedagógicos foram utilizados um terrário e uma música. Ao final da prática foi pedido aos licenciandos que fizessem uma avaliação da aula apresentada. Essas avaliações foram utilizadas para a análise do presente trabalho, que utilizou como método de análise a categorização, derivado do método de análise de conteúdo. A partir da análise do trabalho é possível observar que, a partir dos recursos pedagógicos, houve a construção de conhecimento e ampliação da visão de mundo e, por conseguinte, maior compreensão da realidade. Também, os resultados do trabalho revelam a importância da disciplina no auxílio à formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências. Microrganismos no solo. Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.12.2019

Como Citar

Santos, F. E. dos, Santos, T. de F. dos, Paula, A. A. de, & Nascimento Junior, A. F. (2019). O terrário e a música como recursos pedagógicos para o ensino da ecologia dos microrganismos no solo: análise de uma atividade na formação inicial de professores. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 7(16). https://doi.org/10.17271/2317860471620192212

Edição

Seção

Artigos