Planejamento estratégico de reestruturação econômica e territorial de infraestrutura na Cidade de Hodeidah - Iêmen

Autores

  • Beatriz Milan
  • Carlos A. Hernández Arriagada

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860482020202747

Resumo

 O Iêmen enfrenta a maior crise humanitária de todos os tempos deflagrada nos últimos cinco anos, porém os conflitos fazem parte da história do país. O resultado de todos esses confrontos foi a instabilidade política, social e econômica impedindo que seja explorado o potencial geoestratégico do Iêmen e de suas cidades portuárias, em particular Hodeidah, cidade objeto de estudo. O interesse externo se deve pela rota marítima do petróleo, o que leva países como a Arábia Saudita e Irã alimentarem as relações internas divergentes, uma vez que estão em lados opostos no apoio as duas vertentes religiosas do islamismo (Sunitas e Houthis/Xiitas/Zaiditas).

Embora o contexto histórico tenha uma narrativa negativa sobre o desenvolvimento socioeconômico do Iêmen um estudo robusto e audacioso, Estratégias de Desenvolvimento das Cidades (CDS), foi idealizado entre 2000 e 2007, com perspectivas de curto, médio e longo prazos buscando transformar o cenário ao qual esse país está constituído. A implementação da proposta foi impedida por conta de novos conflitos no território que agravaram as condições de vida dos iemenitas e determinou a situação de vulnerabilidade da região.

O caos que se instalou no Iêmen não pode ser ignorado pelas organizações mundiais e o plano CDS poderá ter a possibilidade de viabilização caso ações norteadoras macroestratégias sejam elaboradas, com foco na ajuda humanitária para que seja possível conter o caos que devastou o país.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Milan

   

Carlos A. Hernández Arriagada

 

Downloads

Publicado

27.12.2020

Como Citar

Milan, B., & Arriagada, C. A. H. (2020). Planejamento estratégico de reestruturação econômica e territorial de infraestrutura na Cidade de Hodeidah - Iêmen. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 8(20). https://doi.org/10.17271/2317860482020202747

Edição

Seção

Artigos