Dimensionamento de capacidade ótima de reservação de água pluvial em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.17271/2317860482020202749Resumo
O aumento na pressão sobre os recursos hídricos devido ao maior consumo, degradação e desperdício é preocupante e tornar cada vez mais dispendioso o fornecimento de água segura para que as atividades humanas sejam exercidas, alterando uma cultura de abundância de água para uma que considera o recurso um bem finito e dotado de valor econômico, surgindo opções de novas fontes de água como, por exemplo, a captação e utilização de água da chuva para fins sanitários. Nesse contexto, este trabalho estuda o dimensionamento da capacidade ótima de reservação para 4 reservatórios de água pluvial localizados na Universidade Tecnologica Federal do Paraná campus Londrina, esses abastecem sete edifícios na instituição. Foi utilizado o método da simulação que foi aplicada em uma planilha automatizada a qual gera gráficos de volume de reservatório por dias sem água no ano, possibilitando identificar o reservatório ótimo. Evidenciou-se então que o reservatório principal não necessita de ampliação, o reservatório do bloco S possui reservação ótima em 40 m3, portanto deve ser ampliado, o reservatório para a quadra poliesportiva e Bloco S deve ser de 10 m3 assim como o reservatório para os blocos 20 e 21. Conclui-se que a Universidade possui grande potencial para captação e utilização de água pluvial possuindo uma oportunidade de economizar recursos financeiros e com um retorno de investimento atrativo para uma Instituição Pública.Downloads
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Publicado
27.12.2020
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
OKADA, Vinícius Kenzo; COSTANZI, Ricardo Nagamine; OLIVEIRA, Rafael Montanhini Soares de. Dimensionamento de capacidade ótima de reservação de água pluvial em uma instituição de ensino superior. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 8, n. 20, 2020. DOI: 10.17271/2317860482020202749. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/2749. Acesso em: 8 abr. 2025.