A sustentabilidade dos sistemas de transporte público sob a ótica da forma urbana
Um método aplicado ao Eixo Anhanguera em Goiânia (GO)
DOI:
https://doi.org/10.17271/2317860492320212938Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar um método de análise urbana capaz de avançar sobre temas estruturais da gestão territorial, com um enfoque específico na mobilidade sustentável. O objeto para sua aplicação é o corredor de transporte público da Avenida Anhanguera, o principal eixo de mobilidade de Goiânia (GO), delimitando-se a análise em suas ramificações periféricas. Pautando-se em referenciais teóricos atualizados e em índices postulados no sistema de Certificação do Urbanismo Ecossistêmico e também na Constante de Marchetti, foi possível desenvolver uma proposta de análise que relaciona a configuração das centralidades urbanas com as dinâmicas de deslocamento. A aplicação do método no contexto urbano do Terminal Padre Pelágio, como também na caracterização de suas ramificações periféricas permitiu analisar a composição dos meios urbanos dos terminais quanto a configurarem centralidades e também quanto à adequação de seu posicionamento no atendimento das linhas alimentadoras na perspectiva do deslocamento eficaz e da qualidade de vida da população. Os resultados alcançados permitem perceber que a configuração urbana do Terminal Padre Pelágio não se caracteriza como uma centralidade efetiva no atendimento às demandas cotidianas da população e, ainda, antecipar melhorias que otimizariam os deslocamentos nas linhas alimentadoras. Trata-se de um estudo exploratório, mas que se apresenta promissor quanto ao auxílio na tomada de decisão visando à melhoria do desempenho do sistema de mobilidade de modo associado ao planejamento territorial e ao desenho urbano.
PALAVRAS-CHAVE: Mobilidade urbana sustentável. Forma urbana. Transporte público.