Deslocamento não motorizado na área central de Paranaguá (PR) Brasil: uma contribuição à mobilidade na cidade

Autores

  • Gislaine Garcia de Faria Professora Doutora, IFPR
  • Emerson Luis Tonetti Professor Doutor, IFPR
  • Felipe Vanhoni Jorge Professor Doutor, UFPR

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604102620223131

Resumo

O Brasil obteve nas últimas décadas um avanço significativo das normativas sobre o planejamento urbano e ambiental. Alguns dos avanços são observados no campo do transporte e mobilidade na cidade. Paranaguá, localizada na planície costeira do Paraná, enfrenta problemas socioambientais voltados ao crescimento sem planejamento que afetam a potencialidade da mobilidade não motorizada. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar a potencialidade do deslocamento não motorizado na área urbana do município. Todas as ruas da centralidade foram percorridas; as calçadas, as ciclovias e a arborização viária foram classificadas com qualidade alta, média ou baixa. Os dados foram lançados em bases cartográficas cedidas pela Prefeitura Municipal e utilizou-se softwares em rotinas de geoprocessamento. No geral, as calçadas e a arborização viária possuem baixa qualidade. A malha cicloviária, apesar da boa qualidade, é reduzida e atende principalmente a demanda dos trabalhadores relacionados ao Porto de Paranaguá. Conclui-se que predomina a potencialidade baixa para o deslocamento não motorizado na malha urbana do local de estudo. Os setores da funcionalidade da cidade demandam melhores condições para esse tipo de deslocamento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Paranaguá. Planejamento urbano. Deslocamento não motorizado.

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Publicado

24.05.2022

Como Citar

Garcia de Faria, G. ., Luis Tonetti, E. ., & Vanhoni Jorge, F. . (2022). Deslocamento não motorizado na área central de Paranaguá (PR) Brasil: uma contribuição à mobilidade na cidade. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 10(26). https://doi.org/10.17271/23178604102620223131

Edição

Seção

Artigos