Deslocamento não motorizado na área central de Paranaguá (PR) Brasil: uma contribuição à mobilidade na cidade
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604102620223131Resumo
O Brasil obteve nas últimas décadas um avanço significativo das normativas sobre o planejamento urbano e ambiental. Alguns dos avanços são observados no campo do transporte e mobilidade na cidade. Paranaguá, localizada na planície costeira do Paraná, enfrenta problemas socioambientais voltados ao crescimento sem planejamento que afetam a potencialidade da mobilidade não motorizada. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar a potencialidade do deslocamento não motorizado na área urbana do município. Todas as ruas da centralidade foram percorridas; as calçadas, as ciclovias e a arborização viária foram classificadas com qualidade alta, média ou baixa. Os dados foram lançados em bases cartográficas cedidas pela Prefeitura Municipal e utilizou-se softwares em rotinas de geoprocessamento. No geral, as calçadas e a arborização viária possuem baixa qualidade. A malha cicloviária, apesar da boa qualidade, é reduzida e atende principalmente a demanda dos trabalhadores relacionados ao Porto de Paranaguá. Conclui-se que predomina a potencialidade baixa para o deslocamento não motorizado na malha urbana do local de estudo. Os setores da funcionalidade da cidade demandam melhores condições para esse tipo de deslocamento.
PALAVRAS-CHAVE: Paranaguá. Planejamento urbano. Deslocamento não motorizado.