Mapeamento de danos para preservação de patrimônio edificado: Um ensaio sobre a Estação Central do Brasil (JF/MG)

Autores

  • Karla Carvalho de Almeida Pós-graduanda em Arquitetura da Paisagem, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Rosiane de Oliveira Souza Arquiteta e Urbanista, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Fabiana Mendes Tavares Jacques Professora do Departamento de Projeto, História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604102620223169

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância da preservação e da adequada restauração do patrimônio edificado para a paisagem da cidade em que se encontra. Indica, de forma simplificada, diretrizes sobre como realizar um mapeamento em danos de uma edificação. O resultado é uma documentação que analisa minuciosamente as patologias encontradas em uma construção histórica, suas possíveis causas e como tratá-las para que não haja prejuízo histórico; de forma a nortear profissionais da restauração e áreas afins, auxiliando na percepção, estudo e futura preservação das edificações históricas. O estudo foi feito através de um mapeamento realizado in loco na Estação Central do Brasil, localizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, que abriga uma escola de artes. O local possui grande relevância em diversos aspectos para a cidade, principalmente para a percepção da identidade local apesar de, atualmente, se encontrar em estado moderado de desagregação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Preservação. Mapeamento de danos. Patrimônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08.06.2022

Como Citar

Almeida, K. C. de ., Souza, R. de O. ., & Jacques, F. M. T. . (2022). Mapeamento de danos para preservação de patrimônio edificado: Um ensaio sobre a Estação Central do Brasil (JF/MG). Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 10(26). https://doi.org/10.17271/23178604102620223169

Edição

Seção

Artigos