O Complexo Ferroviário de Coroados (SP): a relevância substancial e simbólica do lugar enquanto resultado de expressões individuais
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604112920233509Resumo
A pesquisa que aqui se apresenta possui como objetivo principal fomentar a reflexão no campo disciplinar da arquitetura e urbanismo sobre a importância substancial e simbólica do lugar enquanto resultado de expressões individuais. O estudo enreda-se no Complexo Ferroviário de Coroados (SP), uma área central cujo espaço encontra-se subutilizado desde 2018. A boa relação do ser com a arquitetura, considerando a experiência sobre o percorrer e o descobrir espaços enaltece os sentidos e saberes de modo a estimular uma melhor utilização dos lugares e a promover um bom uso dos mesmos. Ao abordar os embates de um espaço em potencial inserido em uma malha urbana e os diversos usos que este pode promover, busca-se contribuir diretamente sobre a praxe humana a favor de seu desenvolvimento intelectual e interpessoal na atual sociedade individualista. Desta maneira, o olhar cuidadoso e o respeito aos vestígios das expressões sociais materializadas em uma área que possibilitou a prosperidade da cidade pode despertar novos interesses culturais e estimular projetos arquitetônicos que se construam em harmonia com o contexto social. Assim, através de um estudo sociofísico de intencionalidade projetual, reconhece-se a cultura e a valorização do patrimônio arquitetônico e urbano como agentes que desempenham um papel atuante e de destaque para a ativação de espaços contemporâneos.
PALAVRAS-CHAVE: Expressões individuais. Experiência. Patrimônio arquitetônico e urbano. Complexo Ferroviário. Coroados (SP).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.