A expansão dos assentamentos precários e a ocorrência de eventos pluviométricos extremos no espaço urbano da cidade de Aracaju/Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123320245054Palavras-chave:
Inundações, Ocupações precárias, RiscoResumo
Carentes de infraestrutura, moradias precárias e dificuldade no desenvolvimento social, físico e psíquico; as favelas e comunidades urbanas não contam com volume de recursos públicos e com a qualidade de serviços que são aplicados e disponíveis nas áreas mais nobres da cidade. A intensificação da urbanização da cidade de Aracaju, nas últimas duas décadas, acompanhada de uma rede de drenagem insuficiente para o acúmulo de chuvas, tem favorecido a existência de cenários de alagamentos e inundações pela malha urbana, verificando-se que a parcela da população mais vulnerável sofre as consequências desses eventos com maior intensidade. Neste estudo, foi discutida a relação entre a ocupação dos assentamentos precários e a ocorrência de inundações no espaço urbano com foco em Aracaju/SE, esclarecendo as características pluviométricas envolvidas nesses eventos, possibilitando assim compreender os riscos associados à ocupação. Além disso, foram apresentadas as medidas adotadas pelo município de Aracaju para prevenir e evitar a ocorrência de desastres naturais em áreas inapropriadas para habitação. Assim, espera-se contribuir com a promoção da sustentabilidade urbana, de maneira a colaborar para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com redução das desigualdades sociais, promovendo o bem de todos; e apresentar resultados que sirvam para criar estratégias de gestão, a fim de evitar e/ou mitigar as ocupações humanas em áreas maiores vulnerabilidades socioambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.