Arquitetura bioclimática e eficiência energética: Estudo de caso da Escola Secundária Lycee Schorge

Autores

  • Fernanda Lütkemeyer Estudante de Graduação, UNIJUÍ, Brasil
  • Luiza Matraczek Kerber Estudante de Graduação, UNIJUÍ, Brasil
  • Roberta Cristina Schroeder Etges Estudante de Graduação, UNIJUÍ, Brasil
  • Matheus Cargnelutti de Souza Professor Mestre / Estudante de doutorado, UNIJUÍ / UFSM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123420245067

Palavras-chave:

Soluções projetuais, Francis Keré, Burkina Faso

Resumo

O presente artigo aborda a Escola Secundária Lycee Schorge, obra arquitetônica de Francis Keré, e tem o objetivo de compreender as soluções projetuais bioclimáticas e de eficiência energética aplicadas a ela. Como metodologia, fez-se o uso da pesquisa bibliográfica em obras de autores relevantes.  A obra situa-se no país africano Burkina Faso, o qual possui clima e vegetação diferentes do Brasil, tornando o assunto relevante aos acadêmicos que estão buscando novos conhecimentos sobre arquitetura. Partindo de referências bibliográficas, bem como, de entrevistas dadas pelo arquiteto, foi possível desenvolver uma análise crítica e interpretar as alternativas bioclimáticas e de eficiência energética adotadas por Keré, para uma arquitetura e seu microclima.

Downloads

Downloads

Publicado

18.07.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LÜTKEMEYER, Fernanda; KERBER , Luiza Matraczek; ETGES, Roberta Cristina Schroeder; SOUZA, Matheus Cargnelutti de. Arquitetura bioclimática e eficiência energética: Estudo de caso da Escola Secundária Lycee Schorge. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 34, 2024. DOI: 10.17271/23178604123420245067. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5067. Acesso em: 8 abr. 2025.