O rio como protagonista da formação de núcleos urbanos – a vinculação da comunidade São Gonçalo Beira Rio com o rio Cuiabá
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123720245168Palavras-chave:
Rios urbanos, Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Rio CuiabáResumo
O trabalho aborda questões relacionadas aos rios urbanos, com objetivo de analisar a conexão entre rios e cidades e o papel que desempenharam e desempenham na sociedade atualmente. Tem como objeto de análise em específico uma comunidade ribeirinha do rio Cuiabá, a comunidade São Gonçalo Beira Rio. Esta comunidade ribeirinha foi escolhida no intuito de relacionar suas características históricas, transformações, cultura e ocupação. Dessa forma, foram apresentados diagnósticos e o vínculo que a comunidade estabelece com o rio desde sua formação e suas relações atuais. É uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica que contextualiza a relação estabelecida entre rios e cidades desde os primórdios das ocupações, dando ênfase ao Brasil. Um estudo mais aprofundado foi elaborado junto à comunidade com aplicação de questionário para a coleta de informações mais precisas sobre a situação atual dos moradores e as relações preservadas com o local. Por meio de diálogos durante as vivências do local e aplicação de questionários, foi possível observar como o espaço se configura, assim como as possibilidades de intervenções e suas consequências. Atualmente, a característica principal da comunidade, suas expressões culturais, está fragilizada. Dessa forma, foram apontadas iniciativas que possam minimizar os impactos externos, resgatar seus valores e manter a comunidade ativa através de sua cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.