Planejamento Permacultural na escola EEEI Professor Arlindo Fantini
Educação e Vivência Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123820245454Palavras-chave:
Planejamento Permacultural, Sustentabilidade, Educação AmbientalResumo
O planejamento permacultural na Escola EEEI Professor Arlindo Fantini propõe diretrizes e medidas concretas, visando transformar o ambiente escolar em um espaço de práticas integradas com a natureza. os conteúdos curriculares poderão ser vivenciados na própria escola e visitas externas poderão ser consideradas apenas complementares. O uso da metodologia permacultural de FERREIRA; OKIMOTO; PAIVA (2024) permitirá eficiência das atividades e alinhamento com os processos naturais e antrópicos da escola. A agroecologia e a bioconstrução em uma relação dialógica das tecnologias sociais efetivarão uma abordagem sistêmica da sustentabilidade no consumo do planeta, buscando não apenas criar um ambiente mais justo, adaptável e sustentável, mas também promovendo uma mudança positiva na forma como a escola se relaciona com o meio ambiente e seus membros. Este projeto de permacultura visa criar um espaço que seja não apenas produtivo, mas também resiliente, sustentável e educativo. Conclui-se que integrar os princípios da permacultura na vivência e consumo da escola deverá promover uma coexistência harmoniosa entre a comunidade escolar e o meio ambiente.
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