Planejamento Permacultural na escola EEEI Professor Arlindo Fantini

Educação e Vivência Ambiental

Autores

  • Solange Cristina Carboni Mestranda em Geografia, PPGG-MP FCT/UNESP, Brasil
  • Fernando Sérgio Okimoto Professor Doutor - PPGG-MP/FCT/UNESP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123820245454

Palavras-chave:

Planejamento Permacultural, Sustentabilidade, Educação Ambiental

Resumo

O planejamento permacultural na Escola EEEI Professor Arlindo Fantini propõe diretrizes e medidas concretas, visando transformar o ambiente escolar em um espaço de práticas integradas com a natureza. os conteúdos curriculares poderão ser vivenciados na própria escola e visitas externas poderão ser consideradas apenas complementares. O uso da metodologia permacultural de FERREIRA; OKIMOTO; PAIVA (2024) permitirá eficiência das atividades e alinhamento com os processos naturais e antrópicos da escola. A agroecologia e a bioconstrução em uma relação dialógica das tecnologias sociais efetivarão uma abordagem sistêmica da sustentabilidade no consumo do planeta, buscando não apenas criar um ambiente mais justo, adaptável e sustentável, mas também promovendo uma mudança positiva na forma como a escola se relaciona com o meio ambiente e seus membros. Este projeto de permacultura visa criar um espaço que seja não apenas produtivo, mas também resiliente, sustentável e educativo. Conclui-se que integrar os princípios da permacultura na vivência e consumo da escola deverá promover uma coexistência harmoniosa entre a comunidade escolar e o meio ambiente.

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Publicado

30.09.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARBONI, Solange Cristina; OKIMOTO, Fernando Sérgio. Planejamento Permacultural na escola EEEI Professor Arlindo Fantini: Educação e Vivência Ambiental. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 38, 2024. DOI: 10.17271/23178604123820245454. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5454. Acesso em: 22 jan. 2025.