Ampliando o diálogo sobre as águas urbanas por meio de instrumentos digitais
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134120255649Palavras-chave:
Manejo das águas urbanas, Instrumentos digitais, Participação popularResumo
Este artigo parte do pressuposto de que instrumentos digitais podem contribuir para a ampliar da compreensão das características físicas das bacias hidrográficas e do comportamento da água, proporcionando maior poder de decisão sobre o manejo das águas urbanas. A pesquisa, baseada nos instrumentos Fazendo Chover e Águas no Cercadinho, visa explorar como esses recursos podem facilitar a conexão entre o conhecimento técnico-científico às vivências cotidianas dos grupos sócio-espaciais. Conduzido em escolas situadas na sub-bacia do Cercadinho, em Belo Horizonte, o estudo utilizou de oficinas práticas para a criação de materiais físicos, como maquetes, que fundamentaram o desenvolvimento dos instrumentos digitais descritos. Além disso, o artigo descreve detalhadamente as etapas de construção desses instrumentos, explicando as ferramentas utilizadas em cada etapa. Os resultados sugerem que os materiais didáticos facilitaram a compreensão das dinâmicas hídricas e promoveram maior participação popular nas decisões sobre desenho urbano e o manejo das águas pluviais. A pesquisa ressalta a importância da educação ambiental contínua para fomentar uma cultura de autogestão das águas, contribuindo para a autonomia das comunidades na preservação e recuperação das sub-bacias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.