Circulação das Plantas nos Jardins
uma experiência didática na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134120255667Palavras-chave:
patrimônio paisagístico, ensino de paisagismo, arborização urbana, jardins históricosResumo
O artigo tem como objetivo relatar a experiência didática e os produtos oriundos da disciplina optativa “Circulação das Plantas nos Jardins”, oferecida no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus na cidade de Bauru. A disciplina visa ilustrar a origem de determinadas plantas, como chegaram em nosso país e foram disseminadas nos parques, jardins e na arborização urbana de algumas capitais, bem como em cidades do interior paulista. Metodologicamente a disciplina é dividida em três partes: a apresentação do referencial teórico, os estudos de caso e a viagem didática. A viagem tem o objetivo de ilustrar o conteúdo teórico e complementar o trabalho da espécie a ser estudada pelo aluno. Ao final da disciplina, o trabalho gerado, em formato de “folder”, é organizado em uma exposição na biblioteca do câmpus. A intenção dos produtos gerados é que os alunos e as pessoas no geral possam reconhecer, nas cidades, na atualidade, algumas espécies de árvores e palmeiras emblemáticas que fizeram parte dos primeiros jardins, hortos e jardins botânicos do Brasil, bem como de plantios sistemáticos de arborização urbana viária, principalmente a partir de meados do século XIX na Europa e início do século XX no Brasil.
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