Desenvolvimento de um índice de caminhabilidade sob a perspectiva da cidade de 15 minutos
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134120255673Palavras-chave:
Planejamento urbano, Cidade de 15 minutos, Transporte ativo, Infraestrutura pedonalResumo
O planejamento urbano centrado no pedestre vem ganhando notoriedade por parte de estudiosos e formuladores de políticas públicas imersos no debate sobre sustentabilidade e saúde. Para avaliar o quão convidativo é o espaço urbano para os pedestres, geralmente utiliza-se um índice de caminhabilidade. Os primeiros índices surgiram na década de 90, porém, atualmente não há um consenso sobre qual seria a ferramenta mais precisa ou mais indicada para avaliar cada cenário, o que implica no contínuo surgimento de novas metodologias. Dessa forma, o presente artigo busca contribuir com o avanço da literatura através do desenvolvimento de um índice de caminhabilidade sob a perspectiva da cidade de 15 minutos. Com esse intuito, foi realizada uma revisão da literatura sobre índices de caminhabilidade, para melhor embasar a construção da ferramenta. Posteriormente, é estruturado o índice de caminhabilidade, com 30 indicadores divididos em 5 categorias: infraestrutura pedonal, estética e conforto, diversidade (cidade de 15 minutos), segurança e mobilidade. A presente pesquisa é de importante relevância social, onde resultados obtidos podem representar uma grande contribuição para os pesquisadores da área, gestores urbanos e para a sociedade em geral, uma vez que um diagnóstico da caminhabilidade preciso é o primeiro passo para a condução de melhorias mais assertivas da infraestrutura pedonal.
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