Germinação de sete espécies do cerrado paulista com potencial paisagístico
Germination of seven native cerrado species from São Paulo state with landscape potential
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134620256046Palavras-chave:
Espécies nativas, Germinação de sementes, Crescimento de plântulasResumo
Objetivo – O estudo avaliou a germinação de sete espécies nativas do cerrado paulista com potencial paisagístico: Tilesia baccata, Achyrocline satureioides, Mimosa debilis, Vernonanthura polyanthes, Andropogon fastigiatus, Andropogon leucostachyus e Loudetiopsis chrysothrix. A pesquisa buscou fornecer parâmetros que possibilitem a introdução dessas espécies no paisagismo, com o objetivo de valorizar a flora nativa do cerrado paulista.
Metodologia – Foi realizada a semeadura indireta das espécies selecionadas em células, com monitoramento realizado durante dez semanas, sendo analisada a taxa de germinação durante esse período.
Originalidade/relevância – Há pouca literatura disponível sobre a germinação das espécies em estudo e detectou-se variação nas taxas de germinação nos dados encontrados.
Resultados – As espécies Andropogon fastigiatus, Andropogon leucostachyus, Loudetiopsis chrysothrix, Mimosa debilis e Tilesia baccata demonstraram baixos índices de germinação e emergência de plântulas durante o período analisado. Por outro lado, Achyrocline satureioides e Vernonanthura polyanthes apresentaram índices de germinação/emergência de plântulas relevantes.
Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa forneceu dados experimentais a respeito da possibilidade do uso de espécies do cerrado no paisagismo, considerando os critérios de germinação.
Contribuições sociais e ambientais - A pesquisa evidencia a importância da conservação do Cerrado e o papel relevante que pode ser desempenhado pelos jardins, como forma de conservação ex situ.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.










