Uso do solo e mobilidade urbana

O caso dos bairros Pequis e Shopping Park em Uberlândia - MG

Autores

  • Fernando Garrefa Professor Doutor, UFU, Brasil.
  • Gláucia Trindade Pereira Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, UFU, Brasil.
  • Jakeline Almeida Garcia Valadão Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, UFU, Brasil.
  • Maria Eliza de Freitas Otoni Mestranda, UFU, Brasil.
  • Murielle Moreira Facure Mestranda, UFU, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134020254821

Palavras-chave:

Uso do solo, Mobilidade Urbana Sustentável, Habitação social

Resumo

A mobilidade urbana emerge como um fator de grande influência na dinâmica e qualidade de vida nas cidades. Destaca-se a intrínseca relação entre o uso do solo e os padrões de mobilidade, de tal modo que a eficiência na mobilidade está diretamente ligada à diversidade de usos urbanos. A possibilidade de implantação de usos diversificados em diferentes partes da cidade apresenta-se como estratégia para reduzir a necessidade de deslocamentos motorizados, beneficiando pedestres e residentes. Assim, a promoção da mobilidade ativa em atividades, principalmente de uso cotidiano, além de se configurar como uma abordagem ambientalmente consciente, se traduz em um modo de vida mais saudável. Deste modo, a presente pesquisa objetiva comparar a relação da mobilidade urbana e o uso do solo, em dois empreendimentos pertencentes ao Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) Faixa 1, o Bairro Shopping Park e o Bairro Pequis, ambos situados na cidade de Uberlândia, MG, utilizando métodos quali-quantitativos. Como resultado, ressalta-se a importância de considerar a acessibilidade e a diversidade de usos urbanos na formulação de políticas de mobilidade, especialmente em áreas de habitação social. A compreensão da relação entre mobilidade urbana e uso do solo é fundamental para melhorar a qualidade de vida e a acessibilidade urbana para todos os residentes. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Garrefa , Professor Doutor, UFU, Brasil.

    Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFU. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (CUML 1995) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo (EESC-USP 2002). Realizou estágio pós doutoral na Universidade de Cambridge - UK (2017). Também atua como pesquisador no LABCOM (Laboratório de Comércio e Cidade da FAUUSP). Tem experiência nas áreas de planejamento urbano e regional, urbanismo comercial e mobilidade urbana. É autor do livro - Shopping Centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (Senac, 2011). Ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFU entre os anos de 2013 e 2017.

  • Gláucia Trindade Pereira , Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, UFU, Brasil.

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e especialização em Docência no Ensino Superior (2009). Arquiteta e Urbanista (2003-2006) na empresa Gaia Engenharia e Assessoria Ambiental, com a elaboração de projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e recuperação de áreas degradadas. Arquiteta e Urbanista (2008-atual); Coordenadora da Divisão de Projetos (2015-2018), Assessora especial (2018-2020), Diretora de Projetos e Orçamentos (2020- Atual) na Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiências na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos dos campi e na gestão/planejamento de projetos em arquitetura escolar, fiscalização de contratos, obras públicas e gestão pública. No setor acadêmico, tem participações em projetos de extensão e publicações em seminários e congressos. Área de pesquisa: avaliação pós-ocupação, acessibilidade e gestão pública.

  • Jakeline Almeida Garcia Valadão, Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, UFU, Brasil.

    Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Participa do Grupo de Pesquisa em habitação [MORA], UFU. Dedica-se a linha de pesquisa [CASA RESILIENTE]. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação

  • Maria Eliza de Freitas Otoni, Mestranda, UFU, Brasil.

    Professora Universitária, graduada em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU- UFU. Integrante do grupo de pesquisa [MORA], pesquisa Institucional [CASA RESILIENTE]. Atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas estruturais, análises estruturais, habitações de Interesse Social (HIS), patologias das edificações, resiliência em projetos habitacionais, projeto de arquitetura, desenho técnico e desenho de arquitetura. 

Downloads

Publicado

20.04.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GARREFA , Fernando; PEREIRA , Gláucia Trindade; ALMEIDA GARCIA VALADÃO, Jakeline; DE FREITAS OTONI, Maria Eliza; FACURE, Murielle Moreira. Uso do solo e mobilidade urbana: O caso dos bairros Pequis e Shopping Park em Uberlândia - MG. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 40, 2025. DOI: 10.17271/23178604134020254821. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/4821. Acesso em: 9 dez. 2025.