A iconografia de favelas e comunidades urbanas
limites, potencialidades e perspectivas para a sua representação gráfica
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134520256019Palavras-chave:
Favela, Representação, IconografiaResumo
Objetivo – Investigar e analisar, criticamente, um conjunto iconográfico de favelas e comunidades urbanas, tendo em vista a construção de estado da arte que subsidie um projeto de pesquisa voltado ao desenvolvimento de métodos, procedimentos e dispositivos para a representação gráfica de dimensões ocultas de favelas e comunidades urbanas.
Metodologia – Realização de levantamento iconográfico e bibliográfico, além de análise crítica, de favelas e comunidades urbanas, de acordo com Warburg (2010).
Originalidade/relevância – Cabe aprofundar a reflexão crítica acerca dos métodos, procedimentos e dispositivo para a representação gráfica no campo da Arquitetura e Urbanismo, em especial de contextos vulneráveis como favelas e comunidades urbanas.
Resultados – Conjunto iconográfico referente a favelas e comunidades urbanas brasileiras desde a segunda metade do século XX, e sua análise relacional e crítica. A partir disso são organizados subsídios para a construção de projeto de pesquisa.
Contribuições teóricas/metodológicas – Contribuição metodológica no que diz respeito à análise iconográfica como importante subsídio à discussão conceitual, teórica e metodológica no campo.
Contribuições sociais e ambientais – Contribuição com a reflexão e ressignificação das percepções e dos diálogos com favelas e comunidades urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.










