A iconografia de favelas e comunidades urbanas

limites, potencialidades e perspectivas para a sua representação gráfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134520256019

Palavras-chave:

Favela, Representação, Iconografia

Resumo

Objetivo – Investigar e analisar, criticamente, um conjunto iconográfico de favelas e comunidades urbanas, tendo em vista a construção de estado da arte que subsidie um projeto de pesquisa voltado ao desenvolvimento de métodos, procedimentos e dispositivos para a representação gráfica de dimensões ocultas de favelas e comunidades urbanas.

Metodologia – Realização de levantamento iconográfico e bibliográfico, além de análise crítica, de favelas e comunidades urbanas, de acordo com Warburg (2010).

Originalidade/relevância – Cabe aprofundar a reflexão crítica acerca dos métodos, procedimentos e dispositivo para a representação gráfica no campo da Arquitetura e Urbanismo, em especial de contextos vulneráveis como favelas e comunidades urbanas.

Resultados – Conjunto iconográfico referente a favelas e comunidades urbanas brasileiras desde a segunda metade do século XX, e sua análise relacional e crítica. A partir disso são organizados subsídios para a construção de projeto de pesquisa.

Contribuições teóricas/metodológicas – Contribuição metodológica no que diz respeito à análise iconográfica como importante subsídio à discussão conceitual, teórica e metodológica no campo.

Contribuições sociais e ambientais – Contribuição com a reflexão e ressignificação das percepções e dos diálogos com favelas e comunidades urbanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10.09.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PIZARRO, Eduardo Pimentel. A iconografia de favelas e comunidades urbanas: limites, potencialidades e perspectivas para a sua representação gráfica. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 45, 2025. DOI: 10.17271/23178604134520256019. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/6019. Acesso em: 18 dez. 2025.