Caminhabilidade, Mobilidade Inclusiva e Acessibilidade para Pessoas Idosas em Campi Universitários
Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134520256028Palavras-chave:
Caminhabilidade, Mobilidade Inclusiva, Acessibilidade, Envelhecimento, Campus Universitário. UNAPIResumo
Objetivo - Analisar como caminhabilidade, mobilidade inclusiva e acessibilidade aplicadas à pessoas idosas em contextos institucionais, com ênfase em campi universitários e UNAPIs.
Metodologia - Revisão integrativa de 38 estudos selecionados no período de 2015 a 2025, em bases nacionais e internacionais, com seleção e análise qualitativa utilizando o software Rayyan.
Originalidade/relevância - Sistematiza evidências sobre caminhabilidade em universidades, destacando a lacuna de estudos e práticas aplicadas em campi brasileiros.
Resultados - Evidências indicam que a percepção de caminhabilidade e a substituição de tempo sedentário por caminhada impactam na autonomia e melhora da fragilidade em pessoas idosas.
Contribuições teóricas/metodológicas – Identificação da necessidade de instrumentos adaptados (incluindo Sistemas Georeferenciados), indicadores específicos e abordagens interdisciplinares e participativas.
Contribuições sociais e ambientais - Subsídios para políticas e projetos de campi mais inclusivos, seguros e sustentáveis para o envelhecimento no ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.










