PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS EM ESCOLA PÚBLICA – POLI USP RECICLA
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082711820151208Palavras-chave:
Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Escolas PúblicasResumo
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sistematização de ações práticas educativas para instituições públicas de ensino médio para o gerenciamento de resíduos sólidos, de forma a capacitar os alunos nos procedimentos e práticas para implantação e operação de programas de reciclagem de resíduos. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Prof. Renato de Arruda Penteado, com a formação de um grupo de trabalho para fomentar as ações de cultura e extensão por meio de um programa de educação ambiental e transferência do conhecimento na área de gestão de resíduos sólidos urbanos. A principal atividade realizada foi o inventário de resíduos, que contou com a presença dos alunos representantes do projeto. O inventário consistiu no levantamento de dados através de amostras de resíduos, de modo a obter as características qualitativas e quantitativas dos resíduos gerados na escola. Além disso, também foram desenvolvidas, com a participação dos professores, atividades didáticas como peças teatrais, semana do meio ambiente e palestras voltadas ao tema da gestão de resíduos. O desenvolvimento do projeto possibilitou a capacitação dos alunos nas práticas de gestão de resíduos sólidos e a implantação de um sistema de coleta seletiva na escola.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Escolas Públicas.