VISITAS MONITORADAS: UM CONHECIMENTO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

Authors

  • José Gean Belchior Gomes
  • Cleire Lima da Costa Falcão

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151242

Abstract

O presente artigo constitui uma etapa da pesquisa realizada no Programa de Educação em Solos: conhecer, instrumentalizar e propagar, apoiado pelo CNPq. O objetivo principal é desenvolver materiais didáticos sobre solos e divulgá-los na comunidade acadêmica, educação básica e comunidade em geral, isto feito através de vários projetos que constituem o Programa. Nessa etapa, a pesquisa  “Produção de material de apoio didático no contexto colaborativo ao ensino de solo”, foi realizada no Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos em Estudos Geográficos-LAPPEGEO na Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, no Centro de Ciências Humanas - CCH, Sobral- CE, sendo possível receber visitas monitoradas, as quais se tornaram nosso objeto de análise. Na oportunidade, foi possível verificar a importância da mesma para a formação dos alunos quando o assunto é solo.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de geografia, Educação em Solos, Visitas Monitoradas.

  

MONITORED VISITS: A KNOWLEDGE BEYOND THE SCHOOL WALLS

 

ABSTRACT

This article is a step in the Education Program in Soil: knowing, implement and propagate, supported by CNPq. The main objective is to develop teaching materials on soil and disseminate them in the academic community, basic education and community in general, this is done through various projects that make up the program. At this stage the project in question "teaching support material production in collaborative context to the ground education" was held in Pedology and Erosion Laboratory of Geographic - LAPPEGEO Studies at the State University Valley Acaraú- UVA, the Humanities Center - CCH, Sobral, CE, where it was possible to receive visits monitors, which have become our object of study. On that occasion it was possible to verify its importance to the training of students when it comes to ground. This project resulted in a course conclusion monograph.

KEY-WORDS: Geography teaching, Soil Education, Monitored Visits.

  

VISITAS VERIFICACIÓN: UN CONOCIMIENTO MÁS ALLÁ DE LAS PAREDES DE LA ESCUELA

 

RESUMEN

Este artículo es un paso en el Programa de Educación en suelo: conocer, aplicar y difundir, apoyado por el CNPq . El objetivo principal es el desarrollo de materiales didácticos en los suelos y difundirlas en la comunidad académica, la educación básica y la comunidad en general , esto se hace a través de diversos proyectos que conforman el programa. En esta etapa del proyecto en cuestión "la enseñanza de apoyo a la producción de material en el marco de colaboración para la formación de tierra" se celebró en Edafología y Laboratorio Erosión de Estudios Geo - LAPPEGEO en el Valle de la Universidad Estatal de Acaraú- UVA, el Centro de Humanidades - CCH, Sobral CE, donde fue posible recibir visitas monitores, que se han convertido en nuestro objeto de estudio. En esa ocasión fue posible verificar su importancia para la formación de los estudiantes a la hora de fundamentar. Este proyecto dio lugar a una monografía supuesto conclusiónPALABRAS CLAVE: Educación Geografía, Educación Suelos, Visitas Guiadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-11-2015

How to Cite

Gomes, J. G. B., & Falcão, C. L. da C. (2015). VISITAS MONITORADAS: UM CONHECIMENTO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151242

Most read articles by the same author(s)