UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO NO ENSINO DE CONCEITOS DE ECOLOGIA

Authors

  • Gabriel Gonçalves Ribeiro Silva
  • André Maciel da Silva
  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151249

Abstract

Várias são as atividades com o intuito de educar comunidades diversas no que tange a questão ambiental, no entanto, muitas vezes o assunto é tratado de maneira conservadora e superficial, principalmente em sala de aula, não estimulando o aluno a refletir sobre os problemas e seu papel na conservação do ambiente. O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma estratégia didática para abordar temas ambientais no ensino fundamental II. Assim é apresentada uma sequência didática que contempla a construção de um terrário em uma sala de 7° ano. Na primeira aula foi discutido com os alunos alguns conceitos básicos da ecologia e o terrário foi construído. Na segunda, foi realizada uma visita até a horta da escola e foram feitas comparações com o terrário. Na última aula, um vídeo foi utilizado para relembrar as discussões das últimas aulas e permitir um aprofundamento maior nas reflexões. Foi pedido aos alunos que avaliassem as aulas. Com base nestas avaliações, foi possível perceber que a prática foi eficiente não apenas para o ensino de conceitos formais, mas também para a formação cidadã dos discentes, que puderam se aperceber como agentes transformadores do ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Terrário. Educação Ambiental. Ensino de Ciências.

 

A SEQUENCE TEACHING INVOLVING THE CONSTRUCTION OF A TERRARIUM IN ECOLOGY CONCEPTS OF EDUCATION

 

ABSTRACT

There are many activities that intend to educate various communities on the subject of the environmental question, but often the topic is treated in a conservatively and superficial way, especially in the classroom, not encouraging students to reflect on the issues and their active role in environmental conservation. Considering the need for an environmental education that permits the students to develop critical thinking about the nature, the role of society and themselves in relation to it, several authors have developed strategies that can be applied successfully in the classroom. This paper describes the development of a didatical strategy to approach environmental themes on fundamental teaching II. It is presented a didactic sequence which contemplates the construction of a terrarium in a 7th grade classroom for teaching environmental education and ecology concepts. In the first class, it was discussed with the students some basic concepts of ecology and the terrarium was built. On the second class, a visit was made to the school garden, and comparisons were made with the terrarium. In the last class, a video was used to recall the lessons of the latest discussions and allow further deepening the reflections. It was asked students to rate and give opinios about the lessons. Based on these assessments, it was revealed that the practice was efficient not only for teaching formal concepts, but also to civic education of the students, who were able to understand themselves as environmental change agents.

Keywords: Terrarium. Environmental Education. Science Teaching.

 

A SECUENCIA DIDÁCTICA INCLUYE LA CONSTRUCCIÓN DE UN TERRARIO EN CONCEPTOS ECOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN

 

 

RESUMEN
Hay varias actividades con el fin de educar a varias comunidades en materia ambiental, sin embargo, a menudo es tratada de forma conservadora y de manera superficial, sobre todo en el aula, no alienta a los estudiantes a reflexionar sobre los problemas y su papel en la conservación del medio ambiente. En este trabajo se describe el desarrollo de una estrategia educativa para abordar las cuestiones ambientales en la educación básica II. Por lo tanto presenta una secuencia didáctica que incluye la construcción de un terrario en un aula séptimo grado. La primera clase fue discutido con los estudiantes algunos conceptos básicos de la ecología y el terrario se construyó. El segundo se realizó una visita al jardín de la escuela y las comparaciones se hicieron con el terrario. En la última clase, se utilizó un video para recordar las lecciones de los últimos debates y permitir una mayor profundización de las reflexiones. Se preguntó a los estudiantes a evaluar las lecciones. Sobre la base de estas evaluaciones, se reveló que la práctica fue eficaz no sólo para la enseñanza de conceptos formales, sino también a la educación cívica de los estudiantes que fueron capaces de darse cuenta de cómo los agentes de cambio ambiental.

Palabras clave: Terrario. Educación Ambiental. Enseñanza de las Ciencias.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

18-11-2015

How to Cite

Silva, G. G. R., Silva, A. M. da, & Júnior, A. F. N. (2015). UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO NO ENSINO DE CONCEITOS DE ECOLOGIA. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151249

Most read articles by the same author(s)