CRIANÇA E ANIMAIS SILVESTRES– A FALA DE CRIANÇAS DE 4 e 5 ANOS SOBRE A EXPOSIÇÃO “BICHO QUEM TE VIU QUEM TE VÊ!”

Autores

  • Sandra Fagionato-Ruffino
  • Keila Erika Ikuno
  • Paulo Henrique Peira Ruffino

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151282

Resumo

Este trabalho procurou interpretar a compreensão de crianças de 4 e 5 anos sobre a temática de animais silvestres e conflitos regionais após a visitação à Exposição Itinerante “Bicho, quem te viu, quem te vê”!  onde observaram e interagiram por meio de imagens, sons e materiais biológicos com elementos da fauna silvestre regional. A metodologia de estudo baseou-se em conversas com 4 turmas de crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil mediadas por fotografias da exposição. A análise do processo da visita e posterior conversa demonstrou que as crianças apresentaram significativo interesse e boa memória em relação à Exposição, em especial aos animais taxidermizados, com ampliação do vocabulário sobre a fauna silvestre. 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, Animais Silvestres, Educação Ambiental.

 

CHILD AND WILD ANIMALS - CHILDREN TALKING 4 AND 5 YEARS ON THE EXHIBITION " ANIMAL WHO SAW YOU WHO YOU SEE! "

 

ABSTRACT

This study sought to interpret the understanding of children aged 4 and 5 years on the subject of wild animals and regional conflicts after visiting the traveling exhibition "Animal, who saw it, who sees it!" where they observed and interacted through images, sounds and biological materials with elements of regional wildlife. The study methodology was based on conversations with 4 groups of children from a Municipal School of Early Childhood Education mediated by exposure photographs. The analysis of the business process and subsequent conversation showed that the children demonstrate significant interest and good memory in relation to the exhibition, especially the taxidermized animals with vocabulary expansion on wildlife.

KEYWORDS: Childhood Education, Wild Animals, Environmental Education

 

NIÑOS Y ANIMALES SILVESTRES- QUE HABLAN NIÑOS DE 4 Y 5 AÑOS EN LA EXPOSICIÓN " BICHO QUE TE VIO QUE TE VE ! "

 

RESUMEN

Este estudio trata de interpretar la comprensión de niños de 4 y 5 años en el tema de los animales salvajes y los conflictos regionales después de visitar la exposición itinerante "Bicho, que te vio, que te ve!" donde observaron e interactuaron a través de imágenes, sonidos y materiales biológicos con elementos de la fauna regional. La metodología del estudio se basó en conversaciones con 4 grupos de niños de una Escuela Municipal de Educación Infantil mediadas por las fotografías de la exposición. El análisis de los procesos de negocio y la conversación posterior mostró que los niños mostraron gran interés y buena memoria en relación con la exposición, especialmente los animales taxidermizados con la expansión del vocabulario en la vida silvestre.

PALAVRAS CLAVE: Educación Infantil, Animales Silvestres, Educación Ambiental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

Fagionato-Ruffino, S., Ikuno, K. E., & Ruffino, P. H. P. (2015). CRIANÇA E ANIMAIS SILVESTRES– A FALA DE CRIANÇAS DE 4 e 5 ANOS SOBRE A EXPOSIÇÃO “BICHO QUEM TE VIU QUEM TE VÊ!”. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151282

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)