UM EXPERIMENTO SIMPLES ENVOLVENDO VÁRIOS CONCEITOS REFERENTES AO AQUECIMENTO GLOBAL COM POSSÍVEIS APLICAÇÕES NOS CONTEXTOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

  • José Sebastião Andrade de Melo
  • André Maciel da Silva
  • Antonio Fernades Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151284

Abstract

O presente artigo apresenta um aparato experimental simples elaborado para ser aplicado nos contextos multidisciplinares da divulgação científica e da educação ambiental. Intitulado “Micro Efeito Estufa: fatores que influenciam a regulação da temperatura da superfície terrestre”, o experimento foi utilizado para introduzir conceitos de alguns fenômenos responsáveis pelas mudanças climáticas, especialmente fenômenos responsáveis pelo efeito estufa e foi utilizado para que o público em geral pudesse compreender como ocorre a regulação da temperatura na superfície terrestre. Para que fosse possível introduzir tais conceitos, foi proposto para o público um desafio que consistia em alterar a temperatura dentro do experimento. Após a construção do aparato, o público propôs soluções para o desafio, através de intervenções de um mediador entre o experimento construído e o público. Pelos resultados obtidos foi possível notar que o público alvo conseguiu compreender a atividade proposta e o uso do experimento facilitou a reelaboração de conceitos prévios expressos nas falas dos participantes. A exposição do experimento aconteceu na Feira Temática de Ciências, promovida pela Universidade Federal de Lavras, MG e coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Experimentação no ensino de ciências. Efeito estufa.

 

AN EXPERIMENT INVOLVING SEVERAL CONCEPTS FOR THE SINGLE GLOBAL WARMING WITH POSSIBLE APPLICATIONS IN THE CONTEXT OF THE SCIENTIFIC DISCLOSURE AND ENVIRONMENTAL EDUCATION

 

ABSTRACT

This article presents a simple experimental apparatus designed to be applied in the contexts of the multidisciplinary scientific and environmental education. Titled "Micro greenhouse effect: factors that influence the temperature of the Earth's surface", the experiment was used to introduce concepts of some phenomena responsible for climate change, especially greenhouse phenomena and was used so that the general public could understand how temperature adjustment occurs on the Earth's surface. For it to be possible to introduce such concepts, was proposed to the public a challenge which consisted in changing the temperature inside of the experiment. After the construction of the public apparatus proposed solutions to the challenge, through interventions of a mediator between the built and the public. The results obtained made it possible to note that the target audience was able to understand the proposed activity and the use of experiment facilitated the revision of previous concepts expressed in the words of the participants. The exhibition of the experiment happened on science-themed Fair, promoted by the Universidade Federal de Lavras, MG and coordinated by the Ministry of science and technology and innovation, the national week of science and technology.

KEYWORDS: Environmental Education. Experimentation in science education. Greenhouse effect.

 

UN EXPERIMENTO CON CONCEPTOS VARIOS PARA EL CALENTAMIENTO GLOBAL INDIVIDUAL CON APLICACIONES POSIBLES EN EL CONTEXTO DE LA DIVULGACIÓN CIENTÍFICA Y EDUCACIÓN AMBIENTAL

 

RESUMEN

Este artículo presenta un simple aparato experimental diseñado para ser aplicado en el contexto multidisciplinar de la educación ambiental y científico. Titulado " Micro  efecto de invernadero: factores que influyen en la temperatura de la superficie de la tierra", el experimento fue utilizado para introducir conceptos de algunos fenómenos responsables de cambio climático, especialmente los fenómenos de invernadero y fue utilizado para que el público pudiera entender cómo se produce la regulación de la temperatura en la superficie de la tierra. Para que sea posible introducir tales conceptos, fue propuesto al público un reto que consistía en el cambio de la temperatura dentro del experimento. Después de la construcción del aparato público propone soluciones al desafío, a través de intervenciones de un mediador entre la construcción y el público. Los resultados obtenidos hizo posible tener en cuenta que la audiencia era capaz de entender la actividad propuesta y el uso del experimento facilitó la revisión de los conceptos anteriores expresada en las palabras de los participantes. La exposición del experimento ocurrió en Feria temática Ciencia, promovido por la Universidade Federal de Lavras, MG y coordinado por el Ministerio de ciencia y tecnología y la innovación, la semana nacional de ciencia y tecnología.

 

PALABRAS CLAVE: Educación ambiental. Experimentación en ensenanza de la ciencia. Efecto invernadero.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

17-11-2015

How to Cite

Melo, J. S. A. de, Silva, A. M. da, & Júnior, A. F. N. (2015). UM EXPERIMENTO SIMPLES ENVOLVENDO VÁRIOS CONCEITOS REFERENTES AO AQUECIMENTO GLOBAL COM POSSÍVEIS APLICAÇÕES NOS CONTEXTOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151284

Most read articles by the same author(s)