COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO PARA A RESERVA BIOLÓGICA DE PEDRA TALHADA NO MUNICÍPIO DE QUEBRANGULO/AL

Authors

  • José Quitério da Silva
  • José Rodrigo de Araújo Guimarães
  • Luzan Beiriz Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151285

Abstract

A questão primordial abordada neste estudo objetiva uma tentativa de reflexão sobre a viabilidade de uma política de informação para a preservação sustentável da Reserva Biológica de Pedra Talhada, localizada no município de Quebrangulo/AL que vem sofrendo fortes impactos que acarretam desequilíbrios ecológicos na referida região. Analisa-se ainda a questão da educação ambiental como provedora de uma consciência crítica junto à comunidade local. A análise fundamentou-se em abranger quantitativamente através de um questionário estruturado, sendo considerado uma única resposta por alternativa como instrumento de capitação de dados que foram em seguida tabulados. Verificou-se através dos dados obtidos que há necessidade de uma política de informação/comunicação eficaz que conscientize a população local, de sua responsabilidade em fiscalizar e atuar no processo de preservação da referida reserva.

PALAVRAS-CHAVE: Biodiversidade. Comunicação. Conservação.

 

COMMUNICATION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION: A REFLECTION OF PEDRA TALHADA BIOLOGICAL RESERVE IN THE MUNICIPALITY OF QUEBRANGULO, ALAGOAS

 

ABSTRACT

This article aims to stimulate reflection on the viability of an information policy for the conservation of Pedra Talhada Biological Reserve, localized in the Municipality of Quebrangulo, Alagoas. This area has suffered severe impacts causing ecological imbalances. In addition, this article analyzes the environmental education as provider of a critical consciousness Community. Based on the analysis of survey questionnaires, quantitative methology that use a closed-ended question has the respondent pick an answer from a given number of options.Data were subsequently tabulated. The resultsshowed the need for an effective information policy, in order to prepare political citizens concerned with Biological Reserve protection, through control and action aimed at preserving the Reserve.

KEY-WORDS: Biodiversity. Communication. Conservation.

 

COMUNICACIÓN Y EDUCACIÓN AMBIENTAL: UNA REFLEXIÓN DE LA RESERVA BIOLÓGICA PIEDRA TALLADA EN EL MUNICIPIO DE QUEBRANGULO, ALAGOAS

 

RESUMEM

La pregunta principal abordada en este estudio tiene como objetivo una tentativa de reflexión sobre la viabilidad de una política de información para la conservación sustentable de la Reserva Biológica Piedra Tallada, en el municipio de Quebrangulo, Alagoas; que viene sufriendo fuertes impactos que causan desequilibrios ecológicos en esa Región. Analiza también a la educación ambiental como una herramienta para el desarrollo de una conciencia crítica de la comunidad local. El análisis fue de carácter cuantitativo, através de un cuestionario estructurado de encuesta, considerada una única respuesta por alternativa como instrumento de capitalización de datos, que posteriormente fueron tabulados. Se encontró a través de los datos obtenidos que existe la necesidad de mantener una política de información y comunicación efectiva que concienticé a la población local de su responsabilidad de fiscalizar y actuar en el proceso de conservación de la Reserva.

Palabras-clave: Biodiversidad. Comunicación. Conservación.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-12-2015

How to Cite

Silva, J. Q. da, Guimarães, J. R. de A., & Gonçalves, L. B. (2015). COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO PARA A RESERVA BIOLÓGICA DE PEDRA TALHADA NO MUNICÍPIO DE QUEBRANGULO/AL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151285