A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DO PARQUE ECOLÓGICO DIVA PAIM BARTH, MUNICIPIO DE TOLEDO, PARANÁ

Autores

  • Antônio Fernandes Nascimento Junior
  • André Maciel da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151286

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar e avaliar o potencial do Parque Ecológico Diva Paim Barth do município de Toledo, PR, como instrumento pedagógico para a educação ambiental e o ensino da ecologia.  A partir desta preocupação foi feito um estudo documental e, posteriormente, a identificação da megafauna e da flora do parque. Em seguida, foram identificados alguns aspectos da ecologia comportamental possíveis de serem observados por alunos do ensino fundamental e médio. Estes dados forneceram subsídios para a produção de alguns recursos pedagógicos. Diante de tais resultados, o parque revelou-se capaz de ser utilizado como um laboratório natural fornecedor de um modelo pedagógico para a ecologia e educação ambiental possível de ser utilizado por professores, pesquisadores e alunos. 

PALAVRAS-CHAVE: Horto Florestal. Laboratório Natural. Educação Ambiental.

 

THE CONSTRUCTION OF A MODEL FOR THE TEACHING OF ECOLOGY ON CONSERVATION UNITIES: THE CASE OF THE ECOLOGICAL PARK DIVA PAIM BARTH, OF THE CITY OF TOLEDO, PARANÁ

 

 

ABSTRACT

The objective of this paper consists on the analysis and evaluation of the potential of the ecological park Diva Paimbarth of the city of Toledo, PR, as an pedagogical instrument for environmental education and ecology teaching. From this concern, a documental study was done and, after that, the identification of the megafauna and flora of the park. Then, some of the aspects of the comportamental ecology, possible of being observed by students of middle and high schools, were identified. These data provided support for the production of some pedagogical resources. With such results, the park revealed itself capable of being used as a natural laboratory, providing a pedagogical model for the ecology and environmental education, possible of being used by teachers, researchers and students.

 

KEY-WORDS: Garden forest. Natural laboratory. Environmental Education.

 

 

LA CONSTRUCCIÓN DE UN MODELO PARA LA ENSEÑANZA DE ECOLOGÍA EN ÁREAS PROTEGIDAS: CASO DEL PARQUE ECOLÓGICO DIVA PAIMBARTH, CIUDAD DE TOLEDO, PARANÁ

 

RESUMEN

El objetivo de este estudio es analizar y evaluar el potencial del Parque Ecológico Diva Paim Barth de la ciudad de Toledo, PR, como una herramienta educativa para la educación ambiental y la educación ecológica. De esta preocupación se hizo un estudio documental y posteriormente la identificación de la megafauna y flora del parque. A continuación, hemos identificado algunos aspectos de la ecología del comportamiento posibles para ser observado por los estudiantes de las escuelas primarias y secundarias. Estos datos proporcionan subsidios para la producción de algunos recursos pedagógicos. Ante estos resultados, el parque ha demostrado ser capaz de ser utilizado como un proveedor laboratorio natural de un modelo pedagógico para la ecología y la educación ambiental que puede ser utilizado por profesores, investigadores y estudiantes.

PALABRAS-CLAVE: Jardín florestal. Laboratorio natural. Educación Ambiental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-11-2015

Como Citar

Junior, A. F. N., & Silva, A. M. da. (2015). A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DO PARQUE ECOLÓGICO DIVA PAIM BARTH, MUNICIPIO DE TOLEDO, PARANÁ. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151286

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)