EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA APRIMORAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Jeane Teresinha de Oliveira
  • Rita de Cássia Dallago Machado
  • Everton Mário de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151293

Resumo

A educação ambiental é um assunto que deve ser tratado nas escolas, pois, contribui na formação de cidadãos mais aptos a se relacionar de maneira sustentável com os recursos naturais de suas comunidades. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi demonstrar de forma qualitativa a percepção sobre os recursos hídricos e os danos causados a eles em decorrência da agricultura e o desmatamento indisciplinado em áreas de nascentes. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual de Mandirituba/PR com 23 alunos de uma turma de 6º ano, revelando, em um primeiro momento, a carência de ações de educação ambiental. Com a aplicação de atividades de sensibilização, a percepção dos alunos melhorou significativamente, demonstrando que as atividades de educação ambiental são instrumentos eficazes para aprimorar a concepção de cada aluno quanto à preservação e o consumo sustentável dos recursos hídricos de suas comunidades induzindo a uma melhor qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Sensibilização. Recursos hídricos. Consumo sustentável.

 

ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOLS : A WAY TO IMPROVE THE PERCEPTION OF STUDENTS AS TO THE IMPORTANCE OF WATER RESOURCES

 

 

 

ABSTRACT

Environmental education is a matter that should be dealt with in schools, therefore, contributes to the formation of the fittest citizens to relate sustainably with the natural resources of their communities. In this sense, the objective of this study was to demonstrate qualitatively the perception on water resources and the damage caused to them as a result of agriculture and the undisciplined deforestation in emerging areas. The research was developed at a state school Mandirituba / PR with 23 students of 6th class year, revealing, at first, the lack of environmental education. With the implementation of outreach activities, the students' perception improved significantly, demonstrating that environmental education activities are effective tools to improve the design of each student and to the preservation and sustainable use of water resources in their communities leading to a better quality life.

KEYWORDS: Awareness. Water resources. Sustainable consumption.

 

 

EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LAS ESCUELAS : UNA MANERA PARA MEJORAR LA PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES EN CUANTO A LA IMPORTANCIA DE LOS RECURSOS HÍDRICOS

 

 

RESUMEN

La educación ambiental es un asunto que debe ser tratado en las escuelas, por lo tanto, contribuye a la formación de los ciudadanos aptos para relacionarse de manera sostenible con los recursos naturales de sus comunidades. En este sentido, el objetivo de este estudio fue demostrar cualitativamente la percepción sobre los recursos hídricos y de los daños causados a ellos como resultado de la agricultura y la deforestación indisciplinada en áreas emergentes. La investigación se desarrolló en una escuela estatal Mandirituba / PR con 23 estudiantes de sexto año de la clase, que revela, en un primer momento, la falta de educación ambiental. Com

la implementación de actividades de divulgación, la percepción de los estudiantes mejoró significativamente que demuestra que las actividades de educación ambiental son herramientas eficaces para mejorar el diseño de cada estudiante y para la conservación y el uso sostenible de los recursos hídricos en sus comunidades que conduce a una mejor calidad vida.

PALABRAS CLAVE: Conciencia. Los recursos hídricos. El consumo sostenible.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

Oliveira, J. T. de, Machado, R. de C. D., & Oliveira, E. M. de. (2015). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA APRIMORAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151293