CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DEBATE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTE HISTORICAMENTE NAS CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS

Autores

  • Fabio Luiz Leonel Queiroz
  • Rodrigo Simão Camacho

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008271120161304

Resumo

 

A preocupação com as questões ambientais envolvem todas as pessoas e todas as sociedades, desde aquelas mais desenvolvidas às mais arcaicas. A principal característica da evolução do movimento ambientalista se materializa por meio da prática da Educação Ambiental. Buscamos com o presente trabalho apresentar algumas considerações sobre a evolução do debate da Educação Ambiental presente nas conferências ambientais. Este artigo se desenvolveu a partir de pesquisa bibliográfica, por meio de leituras relacionadas ao tema de Educação Ambiental, e pela análise de documentos responsáveis por nortear o movimento ambientalista contemporâneo. Conclui-se que o grande avanço acerca das preocupações ambientais e por consequência, do movimento ambientalista materializou-se na segunda metade do século XX, no pós-segunda guerra mundial, principalmente por meio dos seguintes eventos – Conferência de Estocolmo, Conferência de Belgrado, Conferência de Tbilisi, Conferência de Moscou, Conferência de Jomtien, Conferência do Rio de Janeiro, Conferência de Nova Delhi, Conferência de Thessaloniki, Conferência de Quioto e Conferência Rio + 20. No entanto, a mais relevante de todas essas conferências foi a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, por apresentar-se como um rompimento de barreiras, tornando-se um grande avanço nas questões ambientais mundiais, reconhecida até os dias atuais.

 

Palavras-chave: Conferências Ambientais. Educação Ambiental. Questão Ambiental.

 

ABSTRACT

The preoccupation with environmental question involve all people and all societies, from those more developed to the most archaic. The main feature of the evolution of the environmental movement is embodied through the practice of environmental education. We seek in this paper to present some considerations on the development of the debate of environmental education present in environmental conferences. This article was developed from literature through readings related to the theme of environmental education. The analysis of the documents responsible for guiding the contemporary environmental movement. It is concluded that the breakthrough of the environmental concerns and therefore the environmental movement materialized in the second half of the twentieth century, in the post-World War II, mainly through the following events - Stockholm Conference, Belgrade Conference, Conference of Tbilisi, Moscow Conference, Jomtien Conference, the Rio de Janeiro Conference, New Delhi Conference, Thessaloniki Conference, the Kyoto Conference and Rio + 20. However, the most significant of all these conferences was the Stockholm Conference in 1972 by present as a break barriers, making it a major breakthrough in global environmental issues, recognized to this day.

 

Keywords: Environmental Conferences. Environmental Education. Environmental Question.

 

RESUMEN

La preocupación por las cuestiones ambientales involucran todas las personas y todas las sociedades, desde las que más ha desarrollado el más arcaico. La principal característica de la evolución del movimiento ambiental se materializa a través de la práctica de la educación ambiental. Buscamos con este trabajo presentar algunas consideraciones sobre la evolución del debate sobre la educación ambiental a través de las conferencias ambientales. Este artículo fue desarrollado a partir de la literatura, a través de lecturas relacionadas con el tema de la educación ambiental, y el análisis de los documentos encargados de guiar el movimiento ambiental contemporáneo. Llegamos a la conclusión de que el avance en las preocupaciones ambientales y, por lo tanto, el movimiento ambientalista, se materializó en la segunda mitad del siglo XX, después de la Segunda Guerra Mundial, principalmente a través de los siguientes eventos - Conferencia de Estocolmo, Conferencia de Belgrado, Conferencia de Tbilisi, Conferencia de Moscú, Conferencia de Jomtien, Conferencia de Río de Janeiro, Conferencia de Nueva Delhi, Conferencia de Tesalónica, Conferencia de Kyoto y Conferencia Río + 20. Sin embargo, la más importante de todas estas conferencias fue la Conferencia de Estocolmo, retenida en 1972, por presentar-se en una quiebre barreras, convirtiéndose en un gran avance en las cuestiones ambientales mundiales, reconoció hasta hoy.

 

Palabras-Clave: Conferencias Ambientales. Educación Ambiental. Cuestión Ambiental.

 

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Publicado

2016-05-01

Como Citar

Queiroz, F. L. L., & Camacho, R. S. (2016). CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DEBATE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTE HISTORICAMENTE NAS CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 12(1). https://doi.org/10.17271/198008271120161304

Edição

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Artigo Completo