O papel da comunicação organizacional nas agroindústrias: fortalecimento da imagem de responsabilidade socioambiental

Autores

  • Thaís Priscila Souza Kakihara
  • Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
  • Roberto Bernardo

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082712520161467

Resumo

Analisar como a comunicação está sendo utilizada pelas agroindústrias da região da Alta Paulista para divulgar as ações de responsabilidade socioambiental para o fortalecimento da imagem organizacional é o objetivo deste artigo. Para coleta de dados realizou pesquisa de campo, com aplicação de formulários, junto a 59 agroindústrias da região da Nova Alta Paulista. Entre as respostas coletadas percebe-se uma falta de conhecimento evidente sobre o que é comunicação organizacional e, muitas vezes, esta é identificada apenas como publicidade. A falta de entendimento da importância das divulgações na região da Alta Paulista remete a falta de valor que se dá às próprias ações de responsabilidade socioambiental. As agroindústrias da região analisada ainda não enxergam nessas ações o potencial instrumento de fortalecimento da imagem que pode ser promovido com essas ações e, principalmente, com a eficácia da sua divulgação.

 

PALAVRAS-CHAVE: responsabilidade socioambiental. comunicação organizacional. Imagem organizacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

KAKIHARA, Thaís Priscila Souza; BERNARDO, Cristiane Hengler Corrêa; BERNARDO, Roberto. O papel da comunicação organizacional nas agroindústrias: fortalecimento da imagem de responsabilidade socioambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 12, n. 5, 2016. DOI: 10.17271/1980082712520161467. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1467. Acesso em: 22 jan. 2025.