Comparação entre as Estimativas de Emissão de Poluentes Veiculares dos Municípios de São Carlos (SP) e Ilha Solteira (SP)

Authors

  • Juliana Mitsuyama Cardoso
  • Caio A. Rabello Gobbo
  • Rochele Amorim Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713120171500

Abstract

Estudos recentes relacionam as emissões veiculares com a qualidade do ar e seus efeitos na saúde da população. No estado de São Paulo, a (CETESB) realiza o monitoramento dessa qualidade e determina os níveis aceitáveis de emissão, de acordo com os padrões nacionais vigentes. Logo, este artigo apresenta uma comparação entre os resultados da estimativa de emissões veiculares nos municípios de São Carlos e Ilha Solteira, cidades de médio e pequeno porte, respectivamente, localizados no estado de São Paulo. A partir de uma pesquisa de tráfego realizada em cada município foram aplicados métodos de estimativa de poluentes para quantificar estas emissões. Foi verificado que o município de Ilha Solteira, apesar de possuir uma população dez vezes inferior à de São Carlos, apresenta emissões de monóxido de carbono apenas cinco vezes inferior à São Carlos. Isto evidencia uma concentração de emissões veiculares em áreas urbanas com intenso uso misto do solo.

PALAVRAS-CHAVE: Emissão veicular. Qualidade do ar. Padrões de Qualidade. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

01-01-2017

How to Cite

Cardoso, J. M., Gobbo, C. A. R., & Ribeiro, R. A. (2017). Comparação entre as Estimativas de Emissão de Poluentes Veiculares dos Municípios de São Carlos (SP) e Ilha Solteira (SP). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(1). https://doi.org/10.17271/1980082713120171500

Issue

Section

Complete Article