A LEI FEDERAL 9.795/99 COMO POLÍTICA PÚBLICA NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUA APLICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA ATIVA

Autores

  • Clenícia Maria de Souza Zêba
  • Antonio Carlos de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827752011154

Resumo

Esse artigo apresenta uma discussão em relação à necessidade de acesso do professor à formação contínua em Educação Ambiental como uma política pública, na tentativa de definir indicadores que os auxiliem em decorrência da criação da Lei nº 9.795/99. Nesse sentido, o estudo de caso mostra alguns elementos que apontam para um dos objetivos do nosso trabalho: analisar como se desenvolve a prática de Educação Ambiental na escola pública. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo perguntas abertas, e complementado por entrevista semi-estruturada, interpretados conforme os pressupostos da análise de conteúdo. Constatamos através das respostas dos sujeitos da pesquisa, um entendimento restrito do que seja Educação Ambiental, uma vez que nas respostas predominaram os aspectos conservacionistas da Educação Ambiental. Em relação à categoria práticas pedagógicas em Educação Ambiental, verificou-se que os professores desenvolvem essas práticas de maneira pontual com características tecnicistas. Com relação à categoria formação contínua do professor em Educação Ambiental, verificou-se que não há ações ordenatórias a esse respeito. Portanto, o município não segue as orientações expressas na legislação nacional que atribui a ele, a responsabilidade da oferta destas ações. Para a superação desta dicotomia, apontamos para a necessidade do direito do professor à formação contínua em Educação Ambiental, prevista na Lei 9.795/99, que deverá constar como item no Projeto Político Pedagógico da escola, e a produção de uma cartilha educativa, como material de apoio didático para os professores, que poderá ser implantada na rede pública municipal.

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Publicado

2011-11-10

Como Citar

Zêba, C. M. de S., & Miranda, A. C. de. (2011). A LEI FEDERAL 9.795/99 COMO POLÍTICA PÚBLICA NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUA APLICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA ATIVA. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 7(5). https://doi.org/10.17271/19800827752011154

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