Código de trânsito brasileiro: ser humano, cidadania, meio ambiente e educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713220171556Resumo
Para viver em harmonia com as pessoas e com o meio ambiente é necessário respeitar os deveres e direitos individuais e neste sentido o trânsito se demonstra um dos lugares mais contraditórios e perceptíveis de problemas e que necessita urgentemente de mudanças relativos a valores morais, éticos, sociais, religiosos, ambientais entre outros. Neste sentido, a cidadania deve estar vinculada a atitude referente ao trânsito, uma vez que o indivíduo tomará decisões que beneficiam tanto interesses coletivos, como individuais. O Objetivo deste artigo é identificar a relação entre ser humano e o meio ambiente, conforme os preceitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), apresentando objetivos da educação para o trânsito e Educação Ambiental (EA). Inicialmente foi elaborado um questionário para verificar o entendimento por parte dos entrevistados (alunos dos ingressos e egressos do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Itapuranga). Os participantes puderam respondê-los, sem precisar se identificar. Posteriormente, os questionários foram recolhidos e tabulados. Esse diagnóstico foi muito importante, pois no final do ano, estes alunos obterão o título de licenciatura em Geografia e irão trabalhar e desenvolver a Educação Ambiental na educação formal.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Ambiental. Trânsito.