GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PEA): EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO E PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

Authors

  • Angélica Góis Morales
  • Camila Santana Caldeira
  • Cézar Augusto Crispim
  • Eliziane de Oliveira de Paula
  • Marcia Silvana Rodrigues Voichicoski
  • Sônia Valdete Aparecida Lima

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827762011163

Abstract

Esse artigo retrata sobre a experiência do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (PEA), vinculado ao Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que há dois anos, busca discutir temas voltados a complexidade e educação ambiental, dentro de um movimento dialógico, reconstrutivo e coletivo no processo de reflexão e produção de conhecimento. Para desenvolver os temas que interessavam aos integrantes do grupo utilizou-se como estratégias de trabalho: leitura de bibliografia especifica e posterior discussão coletiva, produção de resenhas e artigos e a realização de seminários, o que está resultando no desenvolvimento de pesquisas individuais e coletivas, numa perspectiva colaborativa. Nessa dinâmica de integração e socialização, considera-se que o grupo de pesquisa pode se tornar o diferencial na formação dos acadêmicos interessados em uma investigação científica, com a possibilidade de vivenciar experiências coletivas na pesquisa direcionada à educação ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angélica Góis Morales

Camila Santana Caldeira

Cézar Augusto Crispim

Eliziane de Oliveira de Paula

Marcia Silvana Rodrigues Voichicoski

Sônia Valdete Aparecida Lima

Published

10-11-2011

How to Cite

Morales, A. G., Caldeira, C. S., Crispim, C. A., Paula, E. de O. de, Voichicoski, M. S. R., & Lima, S. V. A. (2011). GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PEA): EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO E PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 7(6). https://doi.org/10.17271/19800827762011163

Issue

Section

Complete Article

Most read articles by the same author(s)