CONSERVAÇÃO DE RECURSO HÍDRICO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES RIBEIRINHOS DA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS-TO.

Autores

  • Juliana Barros Carvalho
  • Deuzilane Do Carmo Xavier
  • Gabriel Leda Arruda

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827762011164

Resumo

Esta pesquisa objetiva estudar a percepção e relações ambientais dos moradores que residem nas proximidades das margens do rio Taquari, com relação aos problemas ambientais e como tais problemas são observados e tratados pelos próprios moradores, compreendendo qual a importância que os moradores atribuem ao recurso hídrico, se há ou não interesse na sua conservação. Foram realizadas pesquisas de campo exploratória quantitativa e qualitativa. Para a captação dos dados usou-se como ferramenta de pesquisa um questionário. O rio no município é um importante recurso para a vida das comunidades biológicas locais, e infelizmente na área urbana pela aglomeração de pessoas há uma imensa degradação em suas margens, sua extensão no território urbano está bastante comprometida. A comunidade tem se preocupado com a situação atual do recurso natural, e o futuro das próximas gerações. A maioria não exercita a prática de conservação do meio ambiente por falta de conhecimento. Espera-se que o contato com a realidade deles, contribuirá para a reconstrução de conhecimentos, possibilitando a percepção de novos valores diante da relação ser humano/ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Barros Carvalho
  • Deuzilane Do Carmo Xavier
  • Gabriel Leda Arruda

Downloads

Publicado

10-11-2011

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

CONSERVAÇÃO DE RECURSO HÍDRICO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES RIBEIRINHOS DA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS-TO. (2011). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 7(6). https://doi.org/10.17271/19800827762011164