Concepções dos professores, funcionários e estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Campo sobre a problemática do lixo doméstico
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713320171690Resumo
A problemática do lixo é cada vez mais recorrente, o que provoca aumento da poluição. Outro agravante é a falta de coleta regular de lixo na Agrovila Lumiar, no Assentamento Confresa Roncador, em Confresa-MT. A Escola Estadual Sol Nascente tem um local destinado para o lixo, porém o mesmo recebe todo o lixo produzido sem ter o cuidado quanto a separação ou destino correto. Diante dessa problemática, o objetivo desse estudo foi investigar a concepção dos professores, funcionários e estudantes do Ensino Médio dessa escola quanto a destinação do lixo. A pesquisa é descritiva e exploratória, cuja abordagem é qualitativa e seu desenvolvimento ocorreu no ano de 2016. Para coletar dados foi utilizado com os estudantes e funcionários um mesmo questionário constituído por 8 perguntas abertas. Outro questionário foi elaborado para os professores, sendo constituídos por 4 perguntas também abertas. Também foram desenvolvidas ações na tentativa de que ocorra a diminuição da produção de resíduos sólidos, tais como a propagação de informações sobre forma correta de descarte desses resíduos e propostas alternativas para reutilização. Logo, a problemática do lixo precisa ser debatida, compreendida e solucionada, pois esse problema se não for enfrentado por todos continuará a causar malefícios às pessoas e ao meio ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Sensibilização. Meio ambiente. Escola do campo. Educação Ambiental.Downloads
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Publicado
19-12-2017
Edição
Seção
Artigo Completo
Como Citar
SANTOS, Ivone Monteiro dos; LEÃO, Marcelo Franco. Concepções dos professores, funcionários e estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Campo sobre a problemática do lixo doméstico. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 13, n. 3, 2017. DOI: 10.17271/1980082713320171690. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1690. Acesso em: 26 dez. 2024.