Proposta de Educação Ambiental em unidade escolar através de um programa de desenvolvimento de hortas suspensas
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713520171703Resumo
Este relato teve por objetivo descrever uma proposta de Educação Ambiental através da implantação de um programa de desenvolvimento de hortas suspensas, bem como ensinar a comunidade estudantil de uma unidade escolar da rede municipal e seus familiares, os principais aspectos da produção de gêneros alimentícios orgânicos. Esta proposta envolveu metodologias que podem ser adaptadas às necessidades escolares, incentivando o envolvimento de professores, estudantes e corpo administrativo, e representando uma alternativa viável para a Educação Ambiental, a fim de promover a produção de alimentos e subsidiar o ensino dos cuidados básicos à saúde. As atividades envolvidas tiveram como princípio norteador facilitar a construção do conhecimento, promover a integração de áreas e proporcionar a criação de um espaço de constante aprendizado. As ações decorrentes permitiram a consolidação de uma proposta passível de implantação em escolas com jornadas ampliadas, tais como aquelas abrangidas por políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. Além de despertar a atenção para questões ambientais, esta proposta promoveu uma nova maneira de cultivo da terra, em pequenos espaços, com baixos custos, de forma a tornar possível a conscientização dos aspectos envolvidos com a sustentabilidade. Este programa representou uma eficiente ferramenta de Educação Ambiental, que estimulou o respeito ao meio ambiente e a preocupação com a questão ambiental e a segurança alimentar não somente nos alunos participantes, mas também nos educadores e na comunidade envolvida. PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade. Educação em tempo integral. Políticas públicas.Downloads
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Publicado
19-12-2017
Como Citar
Souza, G. P. O. de, & Fluminhan, A. (2017). Proposta de Educação Ambiental em unidade escolar através de um programa de desenvolvimento de hortas suspensas. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(5). https://doi.org/10.17271/1980082713520171703
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Artigo Completo