PERSPECTIVAS DE CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS SOBRE NATUREZA E SUA RELAÇÃO COM ELA- CONTRIBUIÇÕES PARA SE PENSAR O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sandra Fagionato-Ruffino

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827762011171

Resumo

Este trabalho foi realizado com uma turma de crianças de 5 e 6 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos, tendo como objetivo principal conhecer o que crianças de 5 e 6 anos de idade pensam sobre a natureza e como se relacionam com ela no contexto escolar. Entende-se que esta discussão possa contribuir com elementos para se pensar o currículo na educação infantil em especial a organização dos espaços e rotinas, com vistas a incorporar práticas de aproximação das crianças à natureza. A autora defende uma pedagogia da infância que respeite as crianças como seres da natureza e da cultura, sujeitos completos, diferentes dos adultos, e que como tal, pensam e falam sobre suas reais necessidades a partir de diferentes linguagens; que aprendem na interação com os colegas, com os adultos e com o meio. A pesquisa envolveu a conversa sobre natureza e observação das crianças em atividades livres na área externa onde as crianças puderam, além de vivenciar a natureza, expressar e trocar seus saberes entre si e com a professora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Fagionato-Ruffino

Downloads

Publicado

10-11-2011

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

PERSPECTIVAS DE CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS SOBRE NATUREZA E SUA RELAÇÃO COM ELA- CONTRIBUIÇÕES PARA SE PENSAR O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2011). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 7(6). https://doi.org/10.17271/19800827762011171