A natureza sob a ótica das crianças: uma pesquisa com fotografias

Autores

  • Sandra Fagionato-Ruffino
  • Carolina Rodrigues de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713520171710

Resumo

Este trabalho dialoga com as discussões sobre o uso da fotografia como recurso para a educação ambiental (EA). Objetiva analisar as produções fotográficas de crianças de 4 e 5 anos que participaram da atividade “A natureza sob a ótica da criança”. O projeto propõe a exploração de uma trilha em área de cerrado, disponibilizando às crianças diferentes equipamentos fotográficos, sem nenhum tipo de interpretação ambiental por parte dos adultos, diferente do que ocorre habitualmente nas trilhas em EA. As imagens geradas na visita foram analisadas e categorizadas buscando identificar para onde estão direcionados os olhares das crianças ao percorrem uma trilha com câmeras fotográficas nas mãos. Foi possível verificar que o uso de fotografias realizadas por crianças da educação infantil pode ser um recurso fecundo para ampliar a relação criança-natureza, e ao mesmo tempo conduzir o seu olhar para buscar elementos representativos do ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Fotografia, Crianças, Educação Ambiental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Fagionato-Ruffino, S., & Souza, C. R. de. (2017). A natureza sob a ótica das crianças: uma pesquisa com fotografias. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(5). https://doi.org/10.17271/1980082713520171710

Edição

Seção

Artigo Completo