A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713620171721Resumo
Mediante as diversas problemáticas no ensino de ciências e na aprendizagem em geral, muitos estudos tem procurado investigar: quais as perspectivas que podem colaborar para construção de um ensino realmente significativo. Sendo assim, o trabalho tem por objetivo analisar os resultados de prática pedagógica diferenciada aplicada para professores em formação inicial e continuada, de forma a verificar se a uma nova perspectiva pode ser apreendida e utilizadas pelos mesmos no seu dia-a-dia escolar. A atividade foi executada no formato de um Minicurso formativo, utilizando a História da ciência e mitologia indígena para construir um caminho sobre a classificação dos seres vivos, percorrendo as épocas históricas mais discutidas atualmente. Após a execução da atividade prática, os participantes realizaram analises escritas sobre o procedimento, colocando suas perspectivas e impressões sobre a pratica. As falas foram analisadas de acordo com a categorização de Analise de conteúdo qualitativo, onde foi verificada a viabilidade do trabalho executado. As analises foram discutidas evidenciando os resultados da pratica. PALAVRAS CHAVE: Ensino de Biologia, Classificação Biológica, Interdisciplinaridade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
19-12-2017
Edição
Seção
Artigo Completo
Como Citar
SANTOS, Ana Flavia Dos; SOUZA, Ellen Gonzaga Lima; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 13, n. 6, 2017. DOI: 10.17271/1980082713620171721. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1721. Acesso em: 8 dez. 2024.