EVOLUINDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONCEITO - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL - A PARTIR DAS REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL COM VISTAS A AMPLIAÇÃO DO CAMPO TEÓRICO METODOLÓGICO DESSE CONTEXTO.
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827762011173Resumo
O artigo a ser apresentado faz parte da construção de uma nova reflexão acerca do campo epistemológico da Educação Patrimonial e Educação Ambiental. Trata-se de uma análise que propõe articulação entre ambos originando a Educação Patrimonial Ambiental (EPA) com vistas à ampliação do campo de estudo teórico metodológico. Essa nova nomenclatura passa a ser utilizada pelo grupo de Estudos e pesquisas em educação patrimonial ambiental – GEPAM- do Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do antigo NPADC- Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, atual Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Para uma melhor compreensão de como se deu a criação da Educação Patrimonial Ambiental tracei um caminho que percorreu correntes educacionais, com suas respectivas abordagens filosóficas, explorando as condições da Educação Ambiental como tendência emergente no ensino de ciências, e também sobre os fundamentos da Educação Patrimonial. Essas duas concepções de educação cooperaram, em seus aspectos filosóficos e políticos, para a criação da nova concepção – a EPA – que trata o ambiente enquanto patrimônio, mas busca ultrapassar a representação de pertencimento para chegar à representação que considera o ambiente em sua complexidade. A Educação Patrimonial Ambiental tem, como objetivo ser parte integrante na formação de sujeito ecológico, na formação de uma consciência crítica e emancipatória ambiental. Sob esta ótica a responsabilidade para com a equidade ambiental é fundamental nas reflexões acerca do ambiente.Downloads
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Publicado
10-11-2011
Edição
Seção
Artigo Completo
Como Citar
BARROS, Jeusadete Vieira; MOLINA, Manuel Diaz; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da. EVOLUINDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONCEITO - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL - A PARTIR DAS REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL COM VISTAS A AMPLIAÇÃO DO CAMPO TEÓRICO METODOLÓGICO DESSE CONTEXTO. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 7, n. 6, 2011. DOI: 10.17271/19800827762011173. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/173. Acesso em: 7 dez. 2024.