EVOLUINDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONCEITO - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL - A PARTIR DAS REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL COM VISTAS A AMPLIAÇÃO DO CAMPO TEÓRICO METODOLÓGICO DESSE CONTEXTO.

Authors

  • Jeusadete Vieira Barros
  • Manuel Diaz Molina
  • Maria de Fátima Vilhena da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827762011173

Abstract

O artigo a ser apresentado faz parte da construção de uma nova reflexão acerca do campo epistemológico da Educação Patrimonial e Educação Ambiental. Trata-se de uma análise que propõe articulação entre ambos originando a Educação Patrimonial Ambiental (EPA) com vistas à ampliação do campo de estudo teórico metodológico. Essa nova nomenclatura passa a ser utilizada pelo grupo de Estudos e pesquisas em educação patrimonial ambiental – GEPAM- do Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do antigo NPADC- Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, atual Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Para uma melhor compreensão de como se deu a criação da Educação Patrimonial Ambiental tracei um caminho que percorreu correntes educacionais, com suas respectivas abordagens filosóficas, explorando as condições da Educação Ambiental como tendência emergente no ensino de ciências, e também sobre os fundamentos da Educação Patrimonial. Essas duas concepções de educação cooperaram, em seus aspectos filosóficos e políticos, para a criação da nova concepção – a EPA – que trata o ambiente enquanto patrimônio, mas busca ultrapassar a representação de pertencimento para chegar à representação que considera o ambiente em sua complexidade. A Educação Patrimonial Ambiental tem, como objetivo ser parte integrante na formação de sujeito ecológico, na formação de uma consciência crítica e emancipatória ambiental. Sob esta ótica a responsabilidade para com a equidade ambiental é fundamental nas reflexões acerca do ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jeusadete Vieira Barros

Manuel Diaz Molina

Maria de Fátima Vilhena da Silva

Published

10-11-2011

How to Cite

Barros, J. V., Molina, M. D., & Silva, M. de F. V. da. (2011). EVOLUINDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONCEITO - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL - A PARTIR DAS REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL COM VISTAS A AMPLIAÇÃO DO CAMPO TEÓRICO METODOLÓGICO DESSE CONTEXTO. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 7(6). https://doi.org/10.17271/19800827762011173

Issue

Section

Complete Article