UMA LEITURA GEOGRÁFICA DO MEIO AMBIENTE TERRITORIALIZADO EM MIRANTE DO PARANAPANEMA-SP

Autores

  • Reginaldo José de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827772011181

Resumo

O presente trabalho resultou de reflexões durante a elaboração de nossa dissertação de Mestrado, intitulada “O sistema GTP (Geossistema-Território-Paisagem) aplicado ao estudo sobre as dinâmicas socioambientais em Mirante do Paranapanema-SP”[1]. Definimos o município como recorte de estudos devido à sua “localização raiana”, em que a expressão paisagística das dinâmicas socioambientais bem representa o tipo de ocupação, apropriação e usos predatórios dos recursos naturais no contexto das parcelas territoriais da Raia Divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul. Elementos como processos erosivos (sulcos erosivos, voçorocamentos), vertentes desmatadas, áreas que deveriam ser de preservação permanente - irregularmente utilizadas e em dinâmica regressiva - e assoreamento de ribeirões configuram a paisagem de Mirante do Paranapanema-SP e isso é um fator negativo ao desenvolvimento socioeconômico na escala local. Portanto, neste trabalho apresentaremos uma leitura geográfica das dinâmicas entre sociedade e natureza, analisadas no âmbito do município. Estruturamos o texto em três partes. Introdutoriamente, a breve caracterização do processo de ocupação em cada uma das parcelas territoriais da Raia Divisória, ou seja, o Noroeste paranaense, o Sudeste Sul-matogrossense e o Pontal do Paranapanema. Posteriormente, tratamos de alguns dos principais problemas de ordem socioambiental identificados na área rural de Mirante do Paranapanema no decorrer de nossa pesquisa e, para finalizar, nossas conclusões sobre o atual modelo de reprodução territorial no município estudado e como deve ser conduzida a análise socioambiental em Geografia para compreensão desta realidade.

[1] Esta dissertação foi defendida em março de 2010, sob orientação do Prof. Dr. Messias Modesto dos Passos. Sua produção contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo José de Souza

Downloads

Publicado

2011-11-10

Como Citar

Souza, R. J. de. (2011). UMA LEITURA GEOGRÁFICA DO MEIO AMBIENTE TERRITORIALIZADO EM MIRANTE DO PARANAPANEMA-SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 7(7). https://doi.org/10.17271/19800827772011181