Formação continuada em educação ambiental: curso conhecendo o ambiente para alunos de 9º ano de escolas municipais de Porto Ferreira (SP)

Authors

  • Sonia Aparecida de Souza Evangelista
  • Paulo Henrique Peira Ruffino
  • Ana Elisa Teixeira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082714320181939

Abstract

O curso Conhecendo o Ambiente foi desenvolvido de forma continuada para alunos de 9º ano do ensino fundamental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contextualizando o Parque Estadual de Porto Ferreira como estratégia de conservação da natureza com o objetivo geral de socializar conhecimentos sobre as principais questões ambientais locais, considerando o quotidiano dos alunos. O curso foi organizado em oito encontros com a participação de 102 alunos durante a semana da água da biodiversidade, do meio ambiente, e ainda em outubro e dezembro, com atividades em sala de aula, no Parque Ecológico Henriqueta Libertucci, no Museu Municipal Mario Tolentino em São Carlos e no Parque Estadual de Porto Ferreira, adotando estratégias de palestras temáticas, aulas expositivas, vídeos de curta duração, visita a museu, exposição itinerante, oficinas e interpretação da natureza e avaliação. Os dados indicaram que o curso alcançou os objetivos propostos, uma vez que, a maioria dos alunos participou das atividades continuadas com contribuições cognitivas e afetivas enfatizando os aspectos socioambientais locais, conforme propõe as políticas públicas, favorecendo a compreensão integrada e a noção de interdependência do meio ambiente natural, rural e urbano do município, possibilitando que os mesmos atuem como agentes ativos e multiplicadores de educação ambiental. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental Formal. Biodiversidade. Parque Estadual de Porto Ferreira.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

17-12-2018

How to Cite

Evangelista, S. A. de S., Ruffino, P. H. P., & Silva, A. E. T. da. (2018). Formação continuada em educação ambiental: curso conhecendo o ambiente para alunos de 9º ano de escolas municipais de Porto Ferreira (SP). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 14(3). https://doi.org/10.17271/1980082714320181939

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)