MEIO AMBIENTE E COMPETITIVIDADE NAS INDÚSTRIAS: INOVAÇÃO E VANTAGENS
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008277112011209Resumo
Este artigo tem como objetivo ressaltar para a indústria a importância da padronização de produtos e serviços ecologicamente corretos e de menor impacto ao meio ambiente. Os conceitos de produtos e serviços que tenham como preocupação as relações de meio ambiente e uso racional de recursos são cada vez mais exigidos por um mercado consumidor consciente e pró ativo. Nesse contexto de aprimorar bens e serviços que atendam a exigência desse novo modelo de mercado consumidor, a estratégia de adoção de uma Produção mais Limpa (PML ou P+L) culmina com a geração de inovações e competitividade para as empresas, que a partir do momento que começam a se preocupar com as questões ambientais e tomam como ponto de partida que os princípios da PML usufruem de um processo de melhoria contínua, o que propicia o surgimento de inovações em todos os setores tais como: processo, produção, administração, logística e etc. A PML estimula o surgimento de inovações e estas facilitam o alcance da competitividade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
10-11-2011
Edição
Seção
Artigo Completo
Como Citar
ANTUNES, Marcileia Aparecida. MEIO AMBIENTE E COMPETITIVIDADE NAS INDÚSTRIAS: INOVAÇÃO E VANTAGENS. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 7, n. 11, 2011. DOI: 10.17271/198008277112011209. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/209. Acesso em: 25 jun. 2025.