Percepção da Qualidade do Ambiente Urbano nos bairros de Paranaguá-Paraná

Autores

  • Zilma do Pilar Silvério Fonseca
  • Emerson Luís Pawoski da Silva
  • Emerson Luis Tonetti

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715220192179

Resumo

A educação ambiental através da percepção local se apresenta como uma ação para solucionar problemas ambientais, devido a seu caráter sistêmico que atinge diversos modos de vida. Como as demais disciplinas ou conteúdos, a educação ambiental carece de muitos recursos, exigindo práticas que desenvolvam a consciência ecológica e a cidadania. O presente estudo de caso tem como objetivo verificar a percepção ambiental de alunos dos ensinos fundamentais iniciais e finais da Escola Rausis Mhel de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Paranaguá no estado do Paraná, sobre os bairros que residiam. Para esse fim foram elaboradas nove questões com base em critérios que indicam a qualidade ambiental urbana com aplicação a cento e um estudantes. Alagamentos, sons intensos e odores desagradáveis não demonstraram ser grandes problemas, embora para esses dois últimos sejam apontados como causas veículos motorizados e materiais orgânico expostos, respectivamente. A presença de resíduos nas ruas é um problema que afeta pouco mais da metade dos entrevistados, enquanto a ausência ou baixa quantidade de calçadas, ciclovia ou ciclofaixas e arborização foi relatada. Os resultados destacam a importância de haver espaços livres de edificação para lazer e urgência de trajetos que permitam o transporte não motorizado, uma vez que a maioria da população local faz uso desses. A prática de percepção do bairro demonstrou ser um método capaz de fornecer conhecimento local para manutenção da qualidade ambiental. PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental. Cidadania. Qualidade urbana.

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Publicado

01-12-2019

Como Citar

Fonseca, Z. do P. S., Silva, E. L. P. da, & Tonetti, E. L. (2019). Percepção da Qualidade do Ambiente Urbano nos bairros de Paranaguá-Paraná. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 15(2). https://doi.org/10.17271/1980082715220192179

Edição

Seção

Artigo Completo