Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Altinópolis: falta de visibilidade e proposta de plano de comunicação

Autores

  • Ronan Marzola Rocha
  • João Adalberto Campato Jr.

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715220192182

Resumo

O município de Altinópolis, no interior do Estado de São Paulo, registrou, em 2010, segundo o IBGE, um total de 15.607 habitantes. Assim como outros municípios brasileiros, Altinópolis sofre graves problemas na sua infraestrutura e meio ambiente, principalmente na produção, coleta, seleção e destinação final do lixo produzido na cidade. Para minimizar tal cenário, foi criada, em 2004, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Altinópolis (ASCALT), tendo por finalidade a geração de empregos e renda, mediante a experimentação não lucrativa das atividades de coleta, separação e processamento de lixo, bem como artesanato e desenvolvimento de atividades socioeducativas, ambientais e culturais, tudo por meio da execução de projetos sociais. A despeito disso, o trabalho dos associados ativos teve pouca visibilidade e recebeu pouco apoio do município, sobretudo na divulgação de suas ações. A ASCALT ressente-se, pois, de pouca visibilidade. Isso porque, sem um plano de comunicação que a torne mais visível e mais próxima da população, a ASCALT não obterá a atenção nem da sociedade, tampouco do poder público de Altinópolis. Isso considerado, sugere-se que elaboração de um plano de comunicação para a referida Associação, composto de estratégias de comunicação persuasiva por meio das quais a ASCALT possa evidenciar sua importância, divulgar sua ação e melhorar sua imagem corporativa. Chegamos a essa sugestão por meio de uma pesquisa bibliográfica, observação direta e questionários. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação ambiental; sustentabilidade; material reciclável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-12-2019

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

ROCHA, Ronan Marzola; Campato Jr. João Adalberto. Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Altinópolis: falta de visibilidade e proposta de plano de comunicação. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2019. DOI: 10.17271/1980082715220192182. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2182. Acesso em: 22 jan. 2025.