Fotografia e história: um olhar crítico para o ensino da Ecologia de Paisagens
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082715220192183Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma metodologia criada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino de Ecologia, ofertada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG, visando verificar como metodologias alternativas de ensino contribuem para a construção de conhecimentos e, para além disso, entender como a disciplina de Metodologia do Ensino de Ecologia auxilia no processo de formação inicial de professores. A prática fundamentou-se na elaboração de uma metodologia utilizando como recursos pedagógicos Fotografia e Google Maps, aliado a uma visão histórica da constituição da Ecologia de Paisagem como ciência. Para analisar a prática, foi utilizado a metodologia de pesquisa qualitativa, onde destacou-se elementos que são fundamentais para compreensão da mesma. Os elementos destacados foram: importância dos recursos utilizados, abordagem histórica do conceito e ambiente sob diferentes olhares a partir de suas paisagens. Portanto, foi possível perceber a importância de metodologias alternativas de ensino nos processos de aprendizagem além da contribuição da disciplina de Metodologia do Ensino de Ecologia na formação inicial de professores. PALAVRAS-CHAVE: Metodologia alternativa. Ecologia de Paisagem. Fotografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-12-2019
Como Citar
Monteiro, J. A., Paula, A. A. de, & Fernandes Junior, A. N. (2019). Fotografia e história: um olhar crítico para o ensino da Ecologia de Paisagens. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 15(2). https://doi.org/10.17271/1980082715220192183
Edição
Seção
Artigo Completo