Fotografia e história: um olhar crítico para o ensino da Ecologia de Paisagens

Autores

  • Julia Amorim Monteiro
  • Augusto Antonio de Paula
  • Antonio Nascimento Fernandes Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715220192183

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma metodologia criada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino de Ecologia, ofertada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG, visando verificar como metodologias alternativas de ensino contribuem para a construção de conhecimentos e, para além disso, entender como a disciplina de Metodologia do Ensino de Ecologia auxilia no processo de formação inicial de professores. A prática fundamentou-se na elaboração de uma metodologia utilizando como recursos pedagógicos Fotografia e Google Maps, aliado a uma visão histórica da constituição da Ecologia de Paisagem como ciência. Para analisar a prática, foi utilizado a metodologia de pesquisa qualitativa, onde destacou-se elementos que são fundamentais para compreensão da mesma. Os elementos destacados foram: importância dos recursos utilizados, abordagem histórica do conceito e ambiente sob diferentes olhares a partir de suas paisagens. Portanto, foi possível perceber a importância de metodologias alternativas de ensino nos processos de aprendizagem além da contribuição da disciplina de Metodologia do Ensino de Ecologia na formação inicial de professores. PALAVRAS-CHAVE: Metodologia alternativa. Ecologia de Paisagem. Fotografia.

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Publicado

01-12-2019

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

MONTEIRO, Julia Amorim; PAULA, Augusto Antonio de; FERNANDES JUNIOR, Antonio Nascimento. Fotografia e história: um olhar crítico para o ensino da Ecologia de Paisagens. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2019. DOI: 10.17271/1980082715220192183. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2183. Acesso em: 22 jan. 2025.