Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico

Authors

  • Antonio Fernandes Nascimento Junior
  • Daniele Cristina de Souza
  • Rosangela Alves Tristão Borem
  • Camila Oliveira Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715220192185

Abstract

A questão central deste trabalho foi o relato e discussão de práticas pedagógicas alternativas na forma de expressões artísticas desenvolvidas em um minicurso baseado na pedagogia de projetos. Foram trabalhadas a Carta de Belgrado (1975), o Tratado de Tbilisi (1977), o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global - ECO 92 (1992), a Declaração de Thessaloniki (1997), A Carta da Terra (2000) e o Documento da Rio + 20 - o rascunho zero e a carta final “O Futuro Que Queremos” (2012). As práticas alternativas foram: teatro de fantoches; história em quadrinhos; imagens selecionadas via internet; teatro convencional; júri simulado; e painéis interpretativos construídos. As atividades foram filmadas e, posteriormente, analisadas e revelaram uma eficiência pedagógica relevante tanto do ponto de vista conceitual como atitudinal e procedimental. PALAVRAS CHAVES: Educação ambiental. Práticas Pedagógicas Alternativas. Arte e Educação Ambiental.

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Published

01-12-2019

How to Cite

Nascimento Junior, A. F., Souza, D. C. de, Borem, R. A. T., & Lourenço, C. O. (2019). Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 15(2). https://doi.org/10.17271/1980082715220192185

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